Mais 245 denunciados pelo 8 de janeiro viram réus no STF

Corte formou maioria nesta segunda-feira pela abertura de ações penais contra acusados
Por: Brado Jornal 15.mai.2023 às 14h03
Mais 245 denunciados pelo 8 de janeiro viram réus no STF
Foto: Sergio Lima

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para tornar réus mais 245 pessoas envolvidas nas manifestações realizadas em 8 de janeiro. O julgamento do caso ocorre por meio do plenário virtual da Corte e está previsto para chegar ao fim às 23h59 desta segunda-feira, 15.

Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes foi o primeiro a votar para que o grupo de manifestantes se tornasse réu em razão do que ocorreu no dia. Durante os protestos, a sede do STF, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto foram invadidos.

Moraes foi acompanhado por Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Rosa Weber. Ainda faltam votar os ministros André Mendonça, Luís Roberto Barros, Luiz Fux e Nunes Marques. Nos julgamentos anteriores, Mendonça e Marques foram os únicos a votarem para que manifestantes do 8 de janeiro não se tornassem réus.

O caso desta semana refere-se à quarta leva de denúncias de manifestantes do 8 de janeiro no STF. Desta vez, o grupo a ser julgado era composto por 250 pessoas, mas cinco tiveram suas análises adiadas em razão de seus advogados não terem conseguido enviar sustentações orais para o sistema da Corte.

Antes do julgamento desta vez, o STF já havia decidido tornar réus outros 550 manifestantes do 8 de janeiro. Além disso, a expectativa é que o Supremo comece a analisar a partir desta terça-feira, 16, a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra outras 250 pessoas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
MPF é acionado para retirar publicidade de site adulto na camisa do Vitória
Advogado requer que MPF, Conar e Procon analisem patrocínio do Fatal Model, que estampa camisa do Vitória
Senado vai recorrer contra decisão do STF que suspende desoneração da folha
Pacheco ressaltou que premissa da AGU - que havia pedido ao Supremo que fosse declarada inconstitucional da desoneração - não é verdadeira
Carregando..