Por falta de dólar, argentinos têm escassez de gasolina

Navios-tanque estão parados no mar à espera de pagamento para entregar o combustível
Por: Brado Jornal 27.out.2023 às 15h39
Por falta de dólar, argentinos têm escassez de gasolina

Os motoristas na Argentina estão enfrentando longas filas para encher o tanque. Segundo a Bloomberg, a escassez de dólares faz com que navios-tanque fiquem parados no mar à espera de receber o pagamento para entregar o combustível. Com isso, diversos postos estão fechados.

A Argentina vive uma crise econômica. A inflação está em 148% ao ano, o Banco Central do país está com baixa reserva de dólares e o dólar paralelo bate recordes frequentes.

Conforme a Bloomberg, a estatal YPF tem 3 navios-tanque com gasolina e diesel, mas os combustíveis não podem ser descarregados até que os fornecedores, os estrangeiros BP e Gunvor, recebam pela mercadoria. No 2º semestre, a YPF importou 6% de seu fornecimento de gasolina para automóveis.

A Argentina aguarda o resultado do 2º turno da eleição presidencial, marcado para 19 de novembro. Concorrem o atual ministro da Economia, Sergio Massa (Unión por la Patria), e Javier Milei (La Libertad Avanza).

Desde o princípio, a pauta econômica foi um dos principais temas da campanha eleitoral. No país, há 18,7 milhões de pessoas que recebem dinheiro do Estado, entre aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais. A Argentina ainda conta com cerca de 3,8 milhões de funcionários públicos, ante 6,2 milhões de pessoas empregadas na iniciativa privada.

Mesmo com a crise na Argentina, Massa foi o vencedor do 1º turno das eleições presidenciais, realizadas em 22 de outubro. Com 98,54% das urnas apuradas, obteve 36,68% dos votos, ante 29,98% de Milei, o ganhador das primárias. Leia a 1ª pesquisa realizada para o 2º turno neste texto.

Temores de privatizações e aumentos dos preços dos transportes foram tópicos de Massa contra seus rivais mais à direita. O candidato do governo usou a máquina pública a seu favor: ofereceu descontos em impostos, elevou o piso para o pagamento do imposto de renda, congelou preços e adotou outras medidas consideradas eleitoreiras.

Na oposição, Milei defendeu a dolarização da economia, o fechamento do Banco Central e o enxugamento do Estado. O candidato se autodefine como “anarcocapitalista” e “libertário” –é contra a interferência do Estado na sociedade e a favor do sistema de livre mercado. Diz que seu programa será uma “motosserra” para cortar gastos públicos. Afirma que o aquecimento global é uma mentira, é a favor da venda de órgãos e defende o sistema de educação não obrigatório e privado.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF confirma pena definitiva para Carla Zambelli por perseguição com arma
O episódio ocorreu em São Paulo, na véspera do segundo turno das eleições de 2022, quando Zambelli perseguiu com uma arma um apoiador do presidente Luiz Inácio Lula
Operação policial prende membros da Bamor em Salvador por crimes ligados a rivalidades de torcidas
Ação contra violência em confrontos entre organizadas revela itens perigosos e investigações em andamento
Nikolas Ferreira critica Lula por silêncio sobre mortes de policiais no Rio
“Ele não falou das famílias, desses homens que saíram de casa sem saber se iam voltar para poder defender a vida de gente que ele nem conhece. É inacreditável”,
Moraes determina início da pena de Mauro Cid por tentativa de golpe
A medida permite remover a tornozeleira eletrônica após audiência admonitória agendada para 3 de novembro, às 14h, na própria corte
Baiana rejeitada por cotas na UFF conquista vaga em Medicina na UFOB: 'Deus fez tudo certinho'
Superação após trauma judicial e aprovação na nona chamada
Carregando..