Empresa de Musk faz 1º implante de chip em cérebro humano

Além da Neuralink, Elon Musk é dono de empresas que usam tecnologia de ponta em diversos setores, como a SpaceX (viagens espaciais), a Tesla (carros elétricos) e a rede social X
Por: Brado Jornal 30.jan.2024 às 09h42
Empresa de Musk faz 1º implante de chip em cérebro humano

A Neuralink –empresa de próteses cerebrais da qual Elon Musk é sócio– implantou pela primeira vez, no domingo (28), um dispositivo desenvolvido pela companhia em um paciente. A informação foi divulgada na segunda-feira (29) por Musk.

De acordo com o bilionário, o equipamento chamado Telepathy “permite o controle de seu telefone ou computador, e através deles quase qualquer dispositivo, apenas pensando”, escreveu em post no X (antigo Twitter).

Inicialmente, o dispositivo será usado em pessoas que perderam a mobilidade dos membros. “Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo”, completou.

Em outra publicação, o bilionário disse que o paciente se recupera bem e que “os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios”. A empresa e o empresário não deram mais informações sobre o transplante nem sobre o paciente.

Em maio do ano passado, a Neuralink recebeu o aval da FDA (Food and Drug Administration, em inglês) –órgão semelhante à Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) do Brasil– para iniciar testes de chips cerebrais em humanos.

O site da companhia disponibiliza um link para o registro de pacientes que tenham interesse em participar de testes clínicos. O texto afirma que o estudo “envolve a colocação de um pequeno implante cosmeticamente invisível em uma parte do cérebro que planeja os movimentos”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lula admite fracasso em ato no 1º de Maio: 'Mal convocado'
Durante discurso, Lula disse ter falado com o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria Geral da Presidência, de que o governo não havia feito o "esforço necessário" para convocar o ato
Carregando..