Abertura dos Jogos Olímpicos: após perderem patrocinadores, organizadores pedem desculpas

Diversas entidades religiosas criticaram a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris
Por: Brado Jornal 28.jul.2024 às 20h50 - Atualizado: 28.jul.2024 às 20h55
Abertura dos Jogos Olímpicos: após perderem patrocinadores, organizadores pedem desculpas

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris pediram desculpas no domingo (28), para quem se sentiu ofendido por uma cena que evocou A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, durante a glamourosa cerimônia de abertura.

A pintura de Da Vinci representa o momento em que Jesus Cristo declarou que um apóstolo o trairia. A cena durante a cerimônia de sexta-feira (26) apresentou a DJ e produtora Barbara Butch, um ícone LGBTQ+, flanqueada por artistas drag e bailarinos.

Religiosos ao redor do mundo condenaram a apresentação, e a Conferência de Bispos da Igreja Católica Francesa criticou as “cenas de zombaria” contra o cristianismo, um sentimento ecoado pela porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

A Comunhão Anglicana no Egito expressou seu “profundo pesar” e disse que a cerimônia poderia fazer com que o COI “perdesse sua identidade esportiva distinta e sua mensagem humanitária”.

O diretor artístico da cerimônia, Thomas Jolly, havia dito que o objetivo era celebrar a diversidade e prestar homenagem à festa e à gastronomia francesa.

A porta-voz de Paris 2024, Anne Descamps, foi questionada sobre os protestos durante uma coletiva de imprensa do Comitê Olímpico Internacional neste domingo.

– Claramente, nunca houve a intenção de demonstrar falta de respeito a qualquer grupo religioso. Ao contrário, creio que (com) Thomas Jolly, realmente tentamos celebrar a tolerância comunitária. Ao observar o resultado das pesquisas, acreditamos que esse objetivo foi alcançado. Se as pessoas se sentiram ofendidas, claro, lamentamos muito, muito – ela disse.

Jolly explicou suas intenções à Associated Press depois da cerimônia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Comunidade indígena no Peru ameaça se unir ao Brasil após ultimato ao governo
Moradores de Bellavista Callarú, na fronteira com Brasil e Colômbia, dão 30 dias para criação de distrito e serviços básicos; alegam abandono estatal, domínio do narcotráfico e dependência econômica do real brasileiro
Tarcísio visita Bolsonaro na Papudinha após tensão com aliados de Flávio
Governador de São Paulo se reúne com ex-presidente em Brasília, em encontro autorizado pelo STF que busca amenizar ruídos políticos na direita para 2026
Adolescentes suspeitos no caso Orelha têm celulares apreendidos no aeroporto de Florianópolis
Polícia Civil cumpre mandados durante desembarque após fuga para o exterior
Funcionários dos Correios na Bahia acusam governo Lula de traição em vídeo sindical
Sindicato critica recurso ao STF contra benefícios e promete mobilização a partir de fevereiro
Vitor Costa Suliano é preso em pousada de luxo após saída temporária
Líder de facção criminosa acusado de mandante de homicídios em Ipiaú não retornou ao Conjunto Penal de Jequié após saidinha de Natal em 2025; operação integrada apreende drogas e prende dois comparsas em Barra Grande, Maraú
Delegado baleado em megaoperação no Rio retorna ao trabalho após três meses afastado
Policial civil ferido durante ação contra o tráfico no Complexo do Alemão em outubro de 2025 reassume funções na Delegacia de Homicídios da Capital; recuperação incluiu cirurgias e fisioterapia intensiva
Carregando..