Abertura dos Jogos Olímpicos: após perderem patrocinadores, organizadores pedem desculpas

Diversas entidades religiosas criticaram a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris
Por: Brado Jornal 28.jul.2024 às 20h50 - Atualizado: 28.jul.2024 às 20h55
Abertura dos Jogos Olímpicos: após perderem patrocinadores, organizadores pedem desculpas

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris pediram desculpas no domingo (28), para quem se sentiu ofendido por uma cena que evocou A Última Ceia, de Leonardo da Vinci, durante a glamourosa cerimônia de abertura.

A pintura de Da Vinci representa o momento em que Jesus Cristo declarou que um apóstolo o trairia. A cena durante a cerimônia de sexta-feira (26) apresentou a DJ e produtora Barbara Butch, um ícone LGBTQ+, flanqueada por artistas drag e bailarinos.

Religiosos ao redor do mundo condenaram a apresentação, e a Conferência de Bispos da Igreja Católica Francesa criticou as “cenas de zombaria” contra o cristianismo, um sentimento ecoado pela porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

A Comunhão Anglicana no Egito expressou seu “profundo pesar” e disse que a cerimônia poderia fazer com que o COI “perdesse sua identidade esportiva distinta e sua mensagem humanitária”.

O diretor artístico da cerimônia, Thomas Jolly, havia dito que o objetivo era celebrar a diversidade e prestar homenagem à festa e à gastronomia francesa.

A porta-voz de Paris 2024, Anne Descamps, foi questionada sobre os protestos durante uma coletiva de imprensa do Comitê Olímpico Internacional neste domingo.

– Claramente, nunca houve a intenção de demonstrar falta de respeito a qualquer grupo religioso. Ao contrário, creio que (com) Thomas Jolly, realmente tentamos celebrar a tolerância comunitária. Ao observar o resultado das pesquisas, acreditamos que esse objetivo foi alcançado. Se as pessoas se sentiram ofendidas, claro, lamentamos muito, muito – ela disse.

Jolly explicou suas intenções à Associated Press depois da cerimônia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
BYD ultrapassa Tesla em liderança de vendas de carros elétricos em 40 países
Montadora chinesa conquista 19 mercados antes dominados pela empresa de Elon Musk entre 2020 e 2025, com forte avanço na Europa e acordo comercial favorável.
Mojtaba Khamenei assume liderança suprema no Irã após morte do pai
Filho do ex-líder Ali Khamenei é nomeado em meio a conflito armado com Estados Unidos e Israel
Pastor evangélico morre após mal súbito em motel com amante de Ipatinga
Homem de 53 anos passou mal com companheira após relação sexual; mulher deixou o local antes da polícia e esposa recolheu pertences
Trump manifesta insatisfação com escolha de novo líder supremo do Irã
Presidente dos EUA declara que não está feliz com a nomeação de Mojtaba Khamenei após morte de seu pai em ataques aéreos
Hulk critica arbitragem e pede desculpas por pancadaria em clássico mineiro
O atacante Hulk, do Atlético-MG, atribuiu à arbitragem a responsabilidade principal pela confusão generalizada que marcou o fim da final do Campeonato Mineiro contra o Cruzeiro
Carregando..