Maduro avisa que convocará uma “nova revolução” se forçada pelo “imperialismo norte-americano”

Presidente venezuelano disse que não iria tremer o pulso para “chamar o povo”; afirmou querer continuar caminho de Hugo Chávez
Por: Brado Jornal 01.ago.2024 às 09h58
Maduro avisa que convocará uma “nova revolução” se forçada pelo “imperialismo norte-americano”
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na quarta-feira (31) que não iria “tremer o pulso” para convocar a população para uma “nova revolução” caso os Estados Unidos e os “criminosos fascistas” decidam interferir nas eleições do país.

“Queremos continuar no caminho que Hugo Chávez traçou, mas se o imperialismo norte-americano e os criminosos fascistas nos obrigarem, eu não vou tremer o pulso para chamar o povo para uma nova revolução”, disse Maduro a jornalistas no Palácio Miraflores, sede da Presidência venezuelana.

Em seu discurso, Maduro citou como integrantes da “ala internacional fascista” o bilionário Elon Musk, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente argentino Javier Milei. “A Venezuela não vai cair nas mãos do fascismo e nem do imperialismo“, disse o presidente.

Maduro também fez críticas à mídia e acusou os veículos de comunicação internacionais de tentarem incitar um conflito civil no país. Acrescentou que a Venezuela tem a “sua verdade” e que ele iria enfrentar as mentiras divulgadas pelos jornais.


ELEIÇÕES VENEZUELANAS

No domingo (28), o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) divulgou que Maduro obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% do opositor Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitária Democrática, centro-direita).

A oposição contesta os números, alegando uma vitória de González Urrutia com mais de 67% dos votos, enquanto Maduro teria recebido 30%. A falta de clareza na contagem dos votos tem sido criticada tanto pela oposição quanto por observadores internacionais, que exigem transparência no processo eleitoral do país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio e Lula empatam no primeiro turno
Pesquisa Palver coloca o senador com 42% e o presidente com 41%; no segundo turno, 47% a 43%
Jerônimo usa helicóptero apontado pela PF a ex-sócio de Vorcaro em agenda de campanha
Em 30 de agosto, o governador embarcou no aparelho com Rui Costa e Jaques Wagner; aeronave é a mesma citada em deslocamento de 2023 à Ilha da Paixão
Polícia procura namorado de Isabelle Caracristi; mãe dele tem celular e tablet apreendidos
Câmeras mostram a estudante subindo sozinha ao rooftop no dia 13; laudo aponta politraumatismo e lesões compatíveis com impacto contra o solo
Alagoinhas: hospital de R$ 214 milhões inaugurado por Lula e Jerônimo, e o tio dela segue intubado sem vaga
Há sete anos, ela perdeu o pai, José Raimundo Noronha Silva, na cidade onde nasceu e viveu quase a vida inteira. Agora, diz, a família vive o mesmo filme. “Talvez para vocês todos seja só um nome, mas para mim ele era o meu pai.”
Jovem perde movimentos após passeio na Montezum
Ministério Público de São Paulo pede perícia na montanha-russa de madeira do Hopi Hari após traumatismo craniano em visitante do Paraná
Esquema de fraude em remédios atinge pacientes com câncer no Brasil
Investigação policial aponta envolvimento de empresários, médicos e advogados em compras pagas pelo Estado
Carregando..