Maduro avisa que convocará uma “nova revolução” se forçada pelo “imperialismo norte-americano”

Presidente venezuelano disse que não iria tremer o pulso para “chamar o povo”; afirmou querer continuar caminho de Hugo Chávez
Por: Brado Jornal 01.ago.2024 às 09h58
Maduro avisa que convocará uma “nova revolução” se forçada pelo “imperialismo norte-americano”
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na quarta-feira (31) que não iria “tremer o pulso” para convocar a população para uma “nova revolução” caso os Estados Unidos e os “criminosos fascistas” decidam interferir nas eleições do país.

“Queremos continuar no caminho que Hugo Chávez traçou, mas se o imperialismo norte-americano e os criminosos fascistas nos obrigarem, eu não vou tremer o pulso para chamar o povo para uma nova revolução”, disse Maduro a jornalistas no Palácio Miraflores, sede da Presidência venezuelana.

Em seu discurso, Maduro citou como integrantes da “ala internacional fascista” o bilionário Elon Musk, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente argentino Javier Milei. “A Venezuela não vai cair nas mãos do fascismo e nem do imperialismo“, disse o presidente.

Maduro também fez críticas à mídia e acusou os veículos de comunicação internacionais de tentarem incitar um conflito civil no país. Acrescentou que a Venezuela tem a “sua verdade” e que ele iria enfrentar as mentiras divulgadas pelos jornais.


ELEIÇÕES VENEZUELANAS

No domingo (28), o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) divulgou que Maduro obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% do opositor Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitária Democrática, centro-direita).

A oposição contesta os números, alegando uma vitória de González Urrutia com mais de 67% dos votos, enquanto Maduro teria recebido 30%. A falta de clareza na contagem dos votos tem sido criticada tanto pela oposição quanto por observadores internacionais, que exigem transparência no processo eleitoral do país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Absurdo: ALBA contrata R$ 676 mil anuais para locação de TVs, totens e painéis LED
Contratos com empresa de limpeza e valores acima do mercado geram questionamentos
Clínicas de bronzeamento são interditadas em Salvador
Operação encontra equipamentos de radiação UV e produtos irregulares em oito locais fiscalizados
CGU investiga emenda de R$ 4 milhões destinada por Flávio Bolsonaro ao Vasco da Gama
Repasse feito em 2025 está sob análise por irregularidades na execução dos recursos
Flávio bolsonaro insiste em michelle como vice, diz jornalista
Movimentação surge após críticas à escolha de Alfredo Gaspar e coincide com declarações de Lula e decisão do STJ sobre ministro
Brasil planeja emitir dívida em yuan anualmente
Estratégia visa atrair investidores chineses e criar referência de mercado
Yuri Moura enfrenta pedido de punição no Psol
Filiados acusam deputado estadual de infidelidade partidária
Carregando..