Maduro avisa que convocará uma “nova revolução” se forçada pelo “imperialismo norte-americano”

Presidente venezuelano disse que não iria tremer o pulso para “chamar o povo”; afirmou querer continuar caminho de Hugo Chávez
Por: Brado Jornal 01.ago.2024 às 09h58
Maduro avisa que convocará uma “nova revolução” se forçada pelo “imperialismo norte-americano”
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na quarta-feira (31) que não iria “tremer o pulso” para convocar a população para uma “nova revolução” caso os Estados Unidos e os “criminosos fascistas” decidam interferir nas eleições do país.

“Queremos continuar no caminho que Hugo Chávez traçou, mas se o imperialismo norte-americano e os criminosos fascistas nos obrigarem, eu não vou tremer o pulso para chamar o povo para uma nova revolução”, disse Maduro a jornalistas no Palácio Miraflores, sede da Presidência venezuelana.

Em seu discurso, Maduro citou como integrantes da “ala internacional fascista” o bilionário Elon Musk, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente argentino Javier Milei. “A Venezuela não vai cair nas mãos do fascismo e nem do imperialismo“, disse o presidente.

Maduro também fez críticas à mídia e acusou os veículos de comunicação internacionais de tentarem incitar um conflito civil no país. Acrescentou que a Venezuela tem a “sua verdade” e que ele iria enfrentar as mentiras divulgadas pelos jornais.


ELEIÇÕES VENEZUELANAS

No domingo (28), o CNE (Conselho Nacional Eleitoral) divulgou que Maduro obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% do opositor Edmundo González Urrutia (Plataforma Unitária Democrática, centro-direita).

A oposição contesta os números, alegando uma vitória de González Urrutia com mais de 67% dos votos, enquanto Maduro teria recebido 30%. A falta de clareza na contagem dos votos tem sido criticada tanto pela oposição quanto por observadores internacionais, que exigem transparência no processo eleitoral do país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Líderes do PT pedem rigor na apuração e defendem afastamento de Jaques Wagner
Deputados do partido afirmam que não há espaço para proteções e cobram transparência total nas investigações
Três presos na Operação Magnum são soltos em Teixeira de Freitas
Justiça revoga prisão temporária de jornalista, servidor público e terceiro investigado uma semana após a ação da Polícia Civil
Vice-prefeita é denunciada por desvio de R$ 41 mil para ritual de amor
Acusação envolve fraudes em licitações da Saúde e pagamento a mãe de santo em São Paulo
Brasil cai para 65º lugar em ranking mundial de competitividade
País perde seis posições em lista com 70 economias; nota geral recua e fica abaixo da média global
Gleisi Hoffmann diz que Jaques Wagner deve ser punido se irregularidades forem comprovadas
Presidenta nacional do PT cobra apuração rigorosa, mas defende que senador tem direito à ampla defesa
Presidente do Irã assina acordo que encerra conflito com os Estados Unidos
Masoud Pezeshkian formaliza memor ando que coloca fim imediato às hostilidades entre os dois países
Carregando..