Tempestade causa enchentes em Valência, na Espanha; 51 pessoas morreram

Pontes, postes e árvores foram derrubados, e carros acabaram arrastados
Por: Brado Jornal 30.out.2024 às 07h41
Tempestade causa enchentes em Valência, na Espanha; 51 pessoas morreram
Reprodução/Redes Sociais

Ao menos 51 pessoas morreram em enchentes repentinas que atingiram a região de Valência, no sudeste da Espanha, informam as autoridades locais às agências Reuters e Associated Press nesta quarta-feira (30).

As enchentes foram provocadas por chuvas torrenciais que atingiram a região na terça, por conta de uma frente fria no sul e leste do país, e inundaram estradas e cidades.

A força das águas arrastou carros, transformou ruas de vilarejos em rios e interrompeu linhas ferroviárias e rodovias.

As tempestades levaram as autoridades nas áreas mais atingidas a aconselhar os cidadãos a ficarem em casa. O presidente regional do leste de Valência, Carlos Mazón, disse nesta quarta que algumas pessoas permanecem isoladas pelas enchentes.

“Se os [serviços de emergência] não chegaram, não é por falta de recursos ou disposição, mas por um problema de acesso,” disse Mazón, acrescentando que alcançar certas áreas era “absolutamente impossível.”

Dezenas de vídeos compartilhados nas redes sociais durante a noite mostraram pessoas presas pelas águas da enchente e algumas em árvores para evitar serem levadas pela correnteza.

Um trem de alta velocidade que tinha quase 300 pessoas a bordo descarrilou perto de Málaga. Autoridades locais não relataram feridos. O serviço de trens entre Valência e Madri foi interrompido, assim como outras linhas na região.

A agência meteorológica estatal espanhola AEMET declarou alerta vermelho em Valência, com algumas áreas como Turis e Utiel registrando 200 mm de chuva.

As tempestades devem continuar até quinta-feira (31), de acordo com o serviço meteorológico nacional da Espanha.

A Espanha ainda está se recuperando de uma seca severa no início deste ano. Cientistas dizem que o aumento de episódios de condições extremas provavelmente está relacionado às mudanças climáticas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Coronel detona Jerônimo por “desespero”, cobra “ponte dos sonhos” e aponta insegurança como ferida estrutural da Bahia
Coronel, que migrou há quatro meses para o Republicanos a convite de Hugo Motta e do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas
Kim Kataguiri desafia Jair Renan Bolsonaro a debate e aumenta tensão entre direita e bolsonarismo
Deputado do Partido Missão propõe confronto no podcast Inteligência Ltda e recupera conflito familiar antigo
Tereza Cristina indica disposição para ser vice de Flávio
Senadora do PP muda de posição e admite compor chapa; decisão depende de Ciro Nogueira
PF avalia colocar Flávio Bolsonaro em difusão prateada da Interpol
Medida visa localizar no exterior recursos de R$ 61 milhões ligados ao financiamento do filme Dark Horse
Jovem morre baleado em evento de grau no Parque de Exposições
Vítima de 27 anos foi atingida nas costas durante competição de manobras com motos em Salvador
Nikolas Ferreira articula movimento próprio e pode deixar o PL
Deputado mineiro amplia atuação política enquanto especulações sobre uma eventual mudança de partido seguem sem confirmação oficial
Carregando..