Tempestade causa enchentes em Valência, na Espanha; 51 pessoas morreram

Pontes, postes e árvores foram derrubados, e carros acabaram arrastados
Por: Brado Jornal 30.out.2024 às 07h41
Tempestade causa enchentes em Valência, na Espanha; 51 pessoas morreram
Reprodução/Redes Sociais

Ao menos 51 pessoas morreram em enchentes repentinas que atingiram a região de Valência, no sudeste da Espanha, informam as autoridades locais às agências Reuters e Associated Press nesta quarta-feira (30).

As enchentes foram provocadas por chuvas torrenciais que atingiram a região na terça, por conta de uma frente fria no sul e leste do país, e inundaram estradas e cidades.

A força das águas arrastou carros, transformou ruas de vilarejos em rios e interrompeu linhas ferroviárias e rodovias.

As tempestades levaram as autoridades nas áreas mais atingidas a aconselhar os cidadãos a ficarem em casa. O presidente regional do leste de Valência, Carlos Mazón, disse nesta quarta que algumas pessoas permanecem isoladas pelas enchentes.

“Se os [serviços de emergência] não chegaram, não é por falta de recursos ou disposição, mas por um problema de acesso,” disse Mazón, acrescentando que alcançar certas áreas era “absolutamente impossível.”

Dezenas de vídeos compartilhados nas redes sociais durante a noite mostraram pessoas presas pelas águas da enchente e algumas em árvores para evitar serem levadas pela correnteza.

Um trem de alta velocidade que tinha quase 300 pessoas a bordo descarrilou perto de Málaga. Autoridades locais não relataram feridos. O serviço de trens entre Valência e Madri foi interrompido, assim como outras linhas na região.

A agência meteorológica estatal espanhola AEMET declarou alerta vermelho em Valência, com algumas áreas como Turis e Utiel registrando 200 mm de chuva.

As tempestades devem continuar até quinta-feira (31), de acordo com o serviço meteorológico nacional da Espanha.

A Espanha ainda está se recuperando de uma seca severa no início deste ano. Cientistas dizem que o aumento de episódios de condições extremas provavelmente está relacionado às mudanças climáticas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ator José Trassi, que interpreta personagem inspirado em Adélio Bispo no filme “Dark Horse”, segue Lula, Erika Hilton e perfis críticos a Bolsonaro no Instagram
José Trassi vive o agressor de Jair Bolsonaro na produção cinematográfica; suas redes sociais chamaram atenção após divulgação de perfis seguidos
PF apura repasse de R$ 14,2 milhões a empresa de Ciro Nogueira
Investigação da Operação Sem Refino mira movimentação de fundo ligado à Refit para companhia da família do senador do PP-PI
TCE-PE proíbe artistas de elogiar prefeitos e autoridades em shows pagos com dinheiro público
Resolução TC nº 319/2026 determina inclusão de cláusulas contratuais para evitar promoção pessoal e reforçar impessoalidade na administração
Deolane Bezerra é presa em nova operação contra lavagem de dinheiro do PCC
Influenciadora já havia sido detida em 2024 por esquema bilionário de apostas e descumpriu prisão domiciliar
Intercept Brasil revela: Vorcaro pressionou Portal Leo Dias para apagar matéria sobre Dark Horse
Mensagens mostram o banqueiro exigindo a retirada da reportagem sobre o filme que ele financiava
Bruno Reis participa de lançamento da Conferência Nacional da Advocacia
Prefeito destacou a infraestrutura de Salvador para o maior evento jurídico do país em 2026
Carregando..