Pai do acusado de atentado contra Cristina Kirchner foi expulso do Brasil em 2020 após furtos, estelionato e falsificação de documento

O pai do acusado é chileno e foi alvo de processo de expulsão do Brasil pela Polícia Federal em 2020 durante o governo Bolsonaro, após furtos, estelionato e falsificação de documento
Por: Brado da Redação 02.set.2022 às 20h39 - Atualizado: 02.set.2022 às 20h53
Pai do acusado de atentado contra Cristina Kirchner foi expulso do Brasil em 2020 após furtos, estelionato e falsificação de documento

O chileno Fernando Ernesto Montiel Araya foi alvo de um inquérito para expulsão do Brasil em 2020. Ele é pai do brasileiro Fernando André Sabag Montiel, de 35 anos, apontado pela Polícia Federal da Argentina como autor da tentativa de disparo contra a vice-presidente Cristina Kirchner.

O processo aconteceu em virtude da “existência de sentença penal condenatória proferida pela Justiça Publica em seu desfavor”, segundo a Polícia Federal do Brasil. 

No documento da Polícia Federal, divulgado no site do governo, consta que o inquérito foi instaurado por conta da existência de sentença penal pela Justiça em seis processos contra Fernando Ernesto. Ele foi notificado para ir à delegacia no dia 14 de abril de 2020 para formalização de sua qualificação e interrogatório.

Fernando Ernesto teve três passagens pela Penitenciária de Itaí, sendo a última entre 19 de agosto de 2015 e 20 de outubro do mesmo ano, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).


No Diário Oficial da União, de 20 de agosto de 2021, foi publicada a portaria de nº 3.696, de 18 de agosto, em que a coordenadora de processos migratórios "resolveu pela expulsão de Fernando do território nacional, ficando a efetivação da medida condicionada ao cumprimento da pena a que estiver sujeito no país ou à liberação pelo Poder Judiciário, com o impedimento de reingresso no Brasil pelo período de 24 anos, a partir da execução da medida".

Entenda o crime

Cristina Kirchner sofreu um atentado na porta de sua casa em Buenos Aires, por volta das 21h da quinta-feira (1).

Vídeos das pessoas que estavam próximo à aglomeração ao redor da vice-presidente flagraram o momento em que Fernando André Sabag Montiel aponta a arma para a cabeça de Kirchner e atira. Ela chega a levar as mãos para a cabeça.

Segundo o presidente Alberto Fernández, a pistola .380, que estava sendo manipulada pelo brasileiro, tinha cinco projéteis e não disparou apesar de ter sido acionada.

Acusado de atentado contra Cristina Kirchner na Argentina não é Bolsonarista

Assim que saiu a afirmação que se tratava de um brasileiro, vários perfis de esquerda começaram a espalhar Fake News afirmando que o acusado se tratava de um Bolsonarista mas a mentira foi checada e desmentida pelo Brado Check, Confira Aqui



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jovem baleado em abordagem policial tem prisão decretada enquanto estava em coma na Bahia
Conflito em Dias D’Ávila gera polêmica e indignação familiar
Carregando..