Terceiro suspeito de envolvimento na morte de Mãe Bernadete é preso

Cinco pessoas são investigadas pelo crime, que aconteceu no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, em agosto de 2023
Por: Brado Jornal 24.jul.2024 às 09h53
Terceiro suspeito de envolvimento na morte de Mãe Bernadete é preso
Reprodução

Mais um suspeito de envolvimento na morte da líder quilombola conhecida como Mãe Bernadete foi preso em Salvador. De acordo com a Polícia Civil, Ydney Carlos dos Santos de Jesus, conhecido como "Café", foi preso no bairro de Stella Maris, na noite de terça-feira (23).

Ao todo, cinco homens são suspeitos de cometer o crime, que aconteceu dentro do quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, em 17 de agosto de 2023. De acordo com a Justiça, três deles irão a júri popular. [Entenda decisão ao final da matéria]

"Café" é suspeito de auxiliar no plano de execução da líder quilombola. Além disso, ele é apontado como gerente do tráfico local e integra o baralho do crime, catálogo que reúne informações dos foragidos mais perigosos da Bahia.

No momento do cumprimento da prisão preventiva, uma pistola e drogas foram apreendidas com o suspeito.


Suspeitos e julgamento

Cinco homens são investigados pelo crime. Desse número, três estão presos e dois seguem foragidos.

Além disso, três dos suspeitos irão a júri popular. De acordo com a Justiça, a decisão está relacionada ao desmembramento do processo e ao fato de que apenas três dos cinco homens tinham advogado constituído. Entenda o tipo de envolvimento e a situação de cada suspeito:

Arielson da Conceição Santos (preso)

  • Vai a júri popular
  • Será julgado por roubo, homicídio qualificado, cometido por motivo torpe, de modo cruel, sem possibilitar a defesa da vítima e para assegurar a execução.


Marílio dos Santos (foragido)

  • Vai a júri popular (apesar de estar foragido, tem advogado constituído);
  • Conhecido como "Maquinista" ou "Gordo"
  • Agiu como o mandante e mentor intelectual do crime.
  • Será julgado por homicídio qualificado, cometido por motivo torpe, de modo cruel, sem possibilitar a defesa da vítima e para assegurar a execução.


Sérgio Ferreira de Jesus (preso)

  • Vai a júri popular
  • Será julgado por homicídio qualificado, cometido por motivo torpe, de modo cruel, sem possibilitar a defesa da vítima e para assegurar a execução.


Josevan Dionísio dos Santos (foragido)

  • Apontado como um dos executores imediatos do crime.
  • Tem dois mandados de prisão pelos crimes de homicídio e roubo.


Ydney Carlos dos Santos de Jesus (preso)

  • Apontado como gerente do tráfico local, subordinado e "braço" direito de "Maquinista".
  • Suspeito de auxiliar no plano de execução de Mãe Bernadete.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
MP investiga prefeitura de Ichu por desvios em frota e recursos públicos
Apuração analisa abastecimento de veículos, uso de verba em carros particulares e possível simulação de gastos no município baiano
PF investiga lavagem de dinheiro em nova fase da Operação Sem Desconto
Dezoito mandados são cumpridos no Distrito Federal e no Maranhão
Fachin afirma que críticas ao STF fortalecem a democracia
Presidente do Supremo defende harmonia entre os poderes e destaca trabalho do tribunal na abertura do segundo semestre
Michelle Bolsonaro recebe alta hospitalar e não comparece à convenção do PL no DF
Recuperação de crise de enxaqueca impediu presença no evento que oficializou sua candidatura ao Senado; ex-primeira-dama participou por vídeo
Regra do governo beneficia TV de advogado de Brasília
Mudança no Ministério das Comunicações permite expansão nacional da emissora
PF cumpre mandados contra aliados de Weverton Rocha
Nova fase da operação mira suspeitas de lavagem de dinheiro em fraudes no INSS
Carregando..