Jornalista Eduardo Bueno é indiciado por declaração contra voto de evangélicos

Polícia Civil do Rio Grande do Sul acusa Peninha de discriminação religiosa após vídeo de janeiro; defesa alega liberdade de expressão e crítica jocosa
Por: Brado Redação 08.mai.2026 às 16h38
Jornalista Eduardo Bueno é indiciado por declaração contra voto de evangélicos
Foto: Reprodução/YouTube

O jornalista Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, foi indiciado por discriminação religiosa pela Polícia Civil gaúcha nesta quinta-feira (7). A investigação partiu de um vídeo publicado em 28 de janeiro de 2026, no qual ele afirmou que evangélicos não deveriam ter direito a voto e sugeriu que ficassem “pastando junto com o pastor” nos cultos.

A defesa do profissional classificou a manifestação como “crítica abstrata” com tom humorístico, feita dentro dos limites da liberdade de expressão. Segundo os advogados, não houve preconceito contra a liberdade religiosa e o indiciamento será questionado na Justiça.

Bueno permaneceu em silêncio durante o depoimento. O caso agora segue para análise do Ministério Público. O vídeo original foi removido do ar por ordem judicial após representação da própria Polícia Civil.

Em publicação no Instagram na quinta, o jornalista disse que há delegado “querendo mídia” e prometeu se manifestar sobre o assunto nesta sexta-feira (8).

Eduardo Bueno já havia gerado polêmica em setembro de 2025 ao comentar a morte do ativista de direita norte-americano Charlie Kirk. Na ocasião, ele declarou que era “terrível um ativista ser morto por ideias, exceto quando é Charlie Kirk”, sorrindo e batendo palmas. Depois, admitiu que o tom e o momento foram inadequados, mas reafirmou que o mundo estaria melhor sem determinadas pessoas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Lideranças indígenas do Baixo Tapajós ligadas ao PSOL protocolam representação no MPF contra Renan Santos
Pré-candidato à Presidência pelo partido Missão é acusado de "racismo e disseminação de desinformação" após declarações feitas em Santarém (PA)
Carregando..