O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, esteve com o papa Leão XIV nesta quinta-feira, 7 de maio, em uma audiência no Vaticano que ocorria sob expectativa de tensão. O encontro aconteceu poucos dias depois de uma sequência de ataques públicos do presidente Donald Trump contra o líder católico.
Rubio, que acumula também a função de conselheiro de segurança nacional, permaneceu mais de duas horas no Vaticano. Além da audiência com o pontífice, ele conversou com o cardeal Pietro Parolin, responsável pela diplomacia da Santa Sé. Nem o Vaticano nem o Departamento de Estado divulgaram o conteúdo das discussões.
Imagens divulgadas mostram o papa e o secretário de Estado trocando um aperto de mãos e depois sentados à mesa oficial no Palácio Apostólico.
Leão XIV, o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, gerou forte reação de Trump ao se posicionar de forma dura contra a guerra envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã no Oriente Médio, além de condenar as medidas restritivas de imigração adotadas pelo atual governo americano.
Nas últimas semanas, o presidente americano intensificou as críticas públicas ao pontífice, o que provocou desconforto entre líderes cristãos de diferentes correntes políticas. O pontífice, por sua vez, tem reafirmado que a missão da Igreja Católica é promover a paz.
O encontro entre Rubio e Leão XIV ocorre em um momento delicado das relações entre Washington e o Vaticano, marcado por divergências sobre temas internacionais e de direitos humanos.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...