Máquina de desemprego: PSOL comemorou sanção de lei que afastou Uber Eats do Brasil

Horas antes de o Uber Eats anunciar o encerramento das atividades no Brasil, o PSOL havia comemorado a sanção de um projeto de lei que criou encargos sobre as empresas do ramo — e foi a influência decisiva na decisão da empresa de remover o serviço de entregas.
Por: Brado Jornal 07.jan.2022 às 22h29
Máquina de desemprego: PSOL comemorou sanção de lei que afastou Uber Eats do Brasil

Proposta havia sido apresentada por parlamentares do PSOL em parceria com Maria do Rosário (PT-RS). Depois da sanção, Uber Eats anunciou saída do Brasil.

Horas antes de o Uber Eats anunciar o encerramento das atividades no Brasil, o PSOL havia comemorado a sanção de um projeto de lei que criou encargos sobre as empresas do ramo — e foi a influência decisiva na decisão da empresa de remover o serviço de entregas.

O texto do Projeto de Lei 1.665/2020 foi aprovado pela Câmara e pelo Senado em dezembro, e chancelado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (6). A proposta estabelece, dentre outras  exigências, que as empresas de delivery (como Uber Eats e IFood) devem continuar pagando, por até 45 dias, entregadores afastados devido à covid-19. O valor deve ser equivalente à média dos rendimentos do trabalhador nos três meses anteriores. Além disso, a empresa precisará oferecer seguro contra acidentes (sem ônus para o entregador), máscaras e álcool em gel. Se descumprirem as regras, as companhias podem ser multadas em R$ 5 mil por infração. 

O projeto de lei havia sido apresentado de forma conjunta por nove deputados do PSOL e por Maria do Rosário (PT-RS). Nesta quinta, o site do PSOL classificou a sanção do texto como uma “vitória”. “O PL demorou muito a ser aprovado. Os entregadores de aplicativos se mostraram categoria essencial durante a pandemia, trabalhando em condição de super-exploração. A aprovação do PL 1665/20 é uma grande vitória”, disse o deputado Ivan Valente (SP), de acordo com o site do PSOL.

Enquanto o PSOL comemorava, o Uber Eats anunciava que o serviço de entregas deixará de funcionar no Brasil a partir de 8 de março.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Nikolas exige afastamento de assessor ligado a protesto no Itaú
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou, nesta quinta-feira (3.jul.2025), que solicitará a exoneração de Felipe Vono, assessor da deputada estadual Ediane Maria (Psol-SP), por suposto “desvio de função ou improbidade”
PT mobiliza redes com vídeos de IA para criticar Congresso e Hugo Motta
Segundo um relatório da consultoria Bites, solicitado pelo GLOBO, a campanha começou em 17 de junho, logo após as primeiras reações do Congresso contra o IOF
Eduardo Bolsonaro pressiona por adiamento de anistia até sanções contra Moraes
A leitura de Eduardo é que, caso Moraes seja sancionado pelos EUA, o Congresso ganharia força para aprovar uma anistia mais ampla, beneficiando inclusive seu pai, Jair Bolsonaro
Tensão entre Tarcísio e bolsonaristas atrasa votações em São Paulo
Nas últimas semanas, o grupo sinalizou descontentamento ao dificultar a aprovação de projetos prioritários do governo
Piauí: prefeitura do PT oferece incentivos fiscais à empresa do ‘jogo do tigrinho’
A CPI das Bets, concluída no último mês, pediu o indiciamento de 16 pessoas por atividades ilegais no setor de apostas, incluindo Fernando Oliveira
Lula acumula 117 dias fora do Brasil após viagem à Argentina
Durante o evento do Mercosul, Lula defendeu a importância do bloco como proteção contra guerras comerciais
Carregando..