Toffoli pede vista e trava julgamento da Lei das Estatais

Suspensão favorece o governo Lula, que já obteve liminar e pode nomear políticos e aliados para empresas públicas
Por: Brado Jornal 31.mar.2023 às 16h18
Toffoli pede vista e trava julgamento da Lei das Estatais
Foto: Caroline Antunes/Agência Brasil

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista na ação ajuizada pelo PCdoB, aliado do governo Lula, para derrubar artigos da Lei das Estatais que impediam a nomeação de ministros, secretários, parlamentares e outros ocupantes de cargos públicos para os conselhos de Administração e diretorias da empresas públicas.

Esses artigos já foram suspensos liminarmente pelo ministro Ricardo Lewandowski, que está a um mês da aposentadoria. Com isso, Lula obteve carta branca não apenas para nomear políticos e ocupantes de funções públicas para esses cargos, mas também pessoas que trabalharam em campanhas e estruturas decisórias de partidos. Lewandowski derrubou também o artigo que estabelecia quarentena de 36 meses para que essas pessoas ocupassem cargos nas estatais.

Por isso, o pedido de vista de Toffoli favorece Lula, já que a liminar liberando as nomeações continua valendo. O julgamento da decisão de Lewandowski no plenário virtual do STF foi aberto nesta sexta-feira, 31, e iria até 12 de abril. Com o pedido de Toffoli, o julgamento foi suspenso e somente será retomado quando o processo for devolvido.

Lewandowski, relator da ação, em princípio, havia votado favoravelmente ao pedido do PCdoB, mas encaminhou o pedido de liminar para ser julgado pelo plenário. Como o ministro André Mendonça pediu vista, adiando o julgamento virtual, que ocorreria entre 10 e 17 de março, Lewandowski se apressou e, em 15 de março, concedeu a antecipação de tutela ao partido aliado de Lula. Com a devolução dos autos por Mendonça, novo julgamento foi marcado e, agora, novamente suspenso.

Até mesmo o procurador-geral da República, Augusto Aras, que tinha, em princípio, se posicionado contrariamente à ação do PCdoB, alegando que a Lei das Estatais blindava as empresas públicas de decisões políticas, mudou de ideia. Dois dias depois do primeiro parecer, ele afirmou que da forma como foi redigida, a norma afronta “direitos fundamentais”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Relator de CPI aponta suposto envolvimento de ministros do STF em atividades não republicanas
Alessandro Vieira prepara relatório final com críticas à CVM e ao Banco Central, planeja convocação de Ibaneis Rocha e pede prorrogação dos trabalhos da comissão.
Lula se compara a Opala turbinado e diz que Bolsonaro está no desmanche
Presidente reage a crítica de Flávio Bolsonaro durante Caravana Federativa em Niterói; ex-presidente segue internado com broncopneumonia e deve receber alta nesta sexta-feira
Crescimento de Renan Santos entre jovens da geração Z acende alerta no governo Lula
Pré-candidato do Partido Missão avançou de 15,9% para 24,7% na intenção de voto entre eleitores de 16 a 24 anos, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada em 25 de março
Itália aprova extradição de Carla Zambelli para o Brasil
Corte de Apelação de Roma aceita pedido brasileiro, mas governo italiano ainda precisa dar palavra final após recursos
Absurdo: ALBA contrata R$ 676 mil anuais para locação de TVs, totens e painéis LED; contratos com empresa de limpeza e valores acima do mercado geram questionamentos
Pesquisa realizada em cotações públicas e sites especializados de locação audiovisual no Brasil revela que os valores estimados pela ALBA estão significativamente acima da média praticada no mercado para locações de equipamentos semelhantes
EUA aceleram envio de quase 8 mil fuzileiros navais e marinheiros para o Oriente Médio
Grupos anfíbios USS Boxer e USS Tripoli reforçam presença militar americana na região
Carregando..