Toffoli pede vista e trava julgamento da Lei das Estatais

Suspensão favorece o governo Lula, que já obteve liminar e pode nomear políticos e aliados para empresas públicas
Por: Brado Jornal 31.mar.2023 às 16h18
Toffoli pede vista e trava julgamento da Lei das Estatais
Foto: Caroline Antunes/Agência Brasil

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista na ação ajuizada pelo PCdoB, aliado do governo Lula, para derrubar artigos da Lei das Estatais que impediam a nomeação de ministros, secretários, parlamentares e outros ocupantes de cargos públicos para os conselhos de Administração e diretorias da empresas públicas.

Esses artigos já foram suspensos liminarmente pelo ministro Ricardo Lewandowski, que está a um mês da aposentadoria. Com isso, Lula obteve carta branca não apenas para nomear políticos e ocupantes de funções públicas para esses cargos, mas também pessoas que trabalharam em campanhas e estruturas decisórias de partidos. Lewandowski derrubou também o artigo que estabelecia quarentena de 36 meses para que essas pessoas ocupassem cargos nas estatais.

Por isso, o pedido de vista de Toffoli favorece Lula, já que a liminar liberando as nomeações continua valendo. O julgamento da decisão de Lewandowski no plenário virtual do STF foi aberto nesta sexta-feira, 31, e iria até 12 de abril. Com o pedido de Toffoli, o julgamento foi suspenso e somente será retomado quando o processo for devolvido.

Lewandowski, relator da ação, em princípio, havia votado favoravelmente ao pedido do PCdoB, mas encaminhou o pedido de liminar para ser julgado pelo plenário. Como o ministro André Mendonça pediu vista, adiando o julgamento virtual, que ocorreria entre 10 e 17 de março, Lewandowski se apressou e, em 15 de março, concedeu a antecipação de tutela ao partido aliado de Lula. Com a devolução dos autos por Mendonça, novo julgamento foi marcado e, agora, novamente suspenso.

Até mesmo o procurador-geral da República, Augusto Aras, que tinha, em princípio, se posicionado contrariamente à ação do PCdoB, alegando que a Lei das Estatais blindava as empresas públicas de decisões políticas, mudou de ideia. Dois dias depois do primeiro parecer, ele afirmou que da forma como foi redigida, a norma afronta “direitos fundamentais”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
"Salvador agora tem lei para organizar os fios e cabos suspensos", comemora Alexandre Aleluia
Salvador ganha lei para acabar com a “teia de fios” nos postes da cidade
Amigas desaparecidas são achadas mortas na Bahia
Duas jovens que saíram para um passeio e não retornaram foram localizadas sem vida na região de Corumbau, no extremo sul do estado.
Flávio Bolsonaro promete relação saudável com Israel a partir de 2027
Senador critica Lula por postura antissemita, defende aproximação com o país e lança Frente Parlamentar Brasil-Israel durante evento em Brasília
Otto Alencar vota contra indiciamento de ministros do STF
Senador baiano integra maioria que derrubou relatório de CPI do Crime Organizado no Senado
Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente de Lula em pesquisa
Senador do PL lidera por pequena margem em cenário de segundo turno, mas empate técnico persiste segundo levantamento Genial/Quaest
Carregando..