Ditadura da Venezuela torna María Corina principal opositora de Maduro inelegível por 15 anos

María Corina Machado aparecia como nome mais viável nas primárias para derrotar Nicolás Maduro nas próximas eleições de 2024
Por: Brado da Redação 30.jun.2023 às 16h44
Ditadura da Venezuela torna María Corina principal opositora de Maduro inelegível por 15 anos

O Principal nome da oposição ao regime ditador de Nicolás Maduro hoje na Venezuela, María Corina Machado está inabilitada de exercer cargos públicos por 15 anos, segundo decisão da Controladoria-Geral nesta sexta (30).

De acordo com o órgão, a inabilitação de María Corina, 55, dá-se por "irregularidades administrativas" da época em que foi deputada, de 2011 a 2014. A medida foi imposta contra ela em 2015, mas tinha vigência de um ano apenas. A extensão, justifica a Controladoria, seria porque ela apoiou sanções dos EUA contra Maduro.

No Twitter, María Corina, que desponta como o principal nome para as primárias da oposição, disse que a medida é inútil. "Isso só demonstra que o regime já sabe que está derrotado", escreveu. "Agora votaremos com mais força, mais rebeldia e vontade nas primárias."

O também opositor Henrique Capriles saiu em defesa da ex-deputada. "A inabilitação de María Corina é uma ação inconstitucional, infundada e vergonhosa", disse ele. "Rechaçamos de maneira categórica esse novo exemplo do rumo antidemocrático de Maduro e de seu regime."

María Corina lidera as pesquisas para as primárias convocadas para selecionar entre 13 candidatos o nome da oposição em unidade para enfrentar Nicolás Maduro nas urnas em 2024.

Em março, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou o assessor especial da Presidência para assuntos de política externa, o ex-chanceler Celso Amorim, a Caracas, para conversar com Maduro e com representantes da oposição sobre as eleições.

Nas últimas semanas, declarações de Lula sobre a ditadura da Venezuela levaram a críticas públicas. Nesta quinta (29), por exemplo, ele relativizou durante entrevista as críticas ao regime autocrático de Maduro alegando que a democracia é um conceito relativo.

Fonte: Folha



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Morre narrador Silvio Luiz, aos 89 anos
Ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o dia 8 de maio
“Nunca perguntei partido”, diz Pimenta
Paulo Pimenta foi nomeado ministro extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul por Lula
Zanin da 5 dias para Congresso se manifestar sobre desoneração
AGU enviou um pedido à Corte para que seja suspenso o efeito da liminar que determinava o fim da desoneração da folha e de municípios
Após responsabilizar o Congresso por enchentes no RS, Anitta se reunirá com Pacheco
Cantora afirma que o convite partiu do presidente do Senado
Morre o jornalista esportivo Antero Greco, aos 69 anos
Jornalista havia descoberto um tumor no cérebro há cerca de dois anos. No dia 12, ele foi internado no no Hospital Beneficência Portuguesa, na capital paulista.
PGR rejeita notícia-crime de Dallagnol contra Pimenta e Lewandowski
Paulo Gonet avaliou que os elementos trazidos pelos autores da ação “não se mostram suficientes à realização de apurações pela Procuradoria-Geral da República” e defendeu a necessidade da investigação da PF
Carregando..