Comissão quer ouvir ministros sobre atuação de Janja

Primeira-dama tem ganhado protagonismo nos compromissos do governo às vésperas da cirurgia que Lula fará para colocar uma prótese no fêmur
Por: Brado Jornal 27.set.2023 às 16h34
Comissão quer ouvir ministros sobre atuação de Janja

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta quarta-feira (27) convites para ouvir 6 ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Metade dos requerimentos mira palacianos e pede esclarecimentos sobre as funções da primeira-dama Janja da Silva.

Os deputados querem explicações sobre “as notícias relacionadas à possibilidade e competência da primeira-dama, Janja da Silva, em assumir a agenda presidencial”. Para isso, foram aprovados convites aos ministros Rui Costa (Casa Civil), Márcio Macêdo (Secretaria Geral) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). Os requerimentos foram apresentados pelo deputado Evair de Melo (PP-ES).

A primeira-dama tem ganhado protagonismo nos compromissos do governo às vésperas da cirurgia que Lula fará para colocar uma prótese no fêmur.

“É assustador aventar que uma primeira-dama, de maneira ilegal e inconstitucional, assuma compromissos e represente o governo do Brasil em agendas que são próprias do presidente da República”, declarou o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP) na reunião do colegiado.

Na reunião, Tadeu Veneri (PT-PR) afirmou que parte dos convites aos ministros se baseia em informações publicadas na mídia e deveriam ter mais foco. “Alguns convites vêm por suposições, acho que poderíamos fazer por fatos específicos”, disse.


O colegiado também aprovou convites aos seguintes ministros:

  • Paulo Pimenta (Secom), para falar de gastos com publicidade oficial;
  • Flávio Dino (Justiça e Segurança) para dar explicações sobre ações de prevenção e de enfrentamento da criminalidade;
  • Esther Dweck (Gestão e Inovação) para debater a reforma administrativa.


A versão original de todos os requerimentos aprovados pedia a convocação – quando a presença é obrigatória– dos integrantes da equipe ministerial, mas foram transformados em convites depois de acordo negociado com deputados governistas.

O presidente da República, 77 anos, será submetido à cirurgia por causa de artrose na articulação que fica entre o fêmur e a bacia na  sexta-feira (29). Especialistas afirmam que o processo de recuperação deve durar cerca de uma semana. Lula deve ficar de 1 a 2 dias na UTI para monitoramento. Pode retomar as atividades em uma semana, mas deve ficar recluso no Palácio da Alvorada por cerca de 3 semanas.

O presidente diz tomar injeções diárias e realizar sessões de fisioterapia para aliviar as dores. A artrose é um tipo de desgaste na cartilagem –que existe para amortecer a movimentação– onde 2 ossos se encontram. O tecido afina a ponto de os ossos ficarem expostos, o que resulta na dor e limita a amplitude de movimento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Acordo entre Trump e Bukele compromete combate à gangue MS-13
Durante seu primeiro mandato, Trump criou a Força-Tarefa Vulcan, liderada por John J. Durham, para combater a MS-13, uma gangue classificada pela Casa Branca como organização terrorista
Jerônimo enfrenta vaias e é aconselhado a evitar público em festa de Ipiaú
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi orientado a não se expor ao público durante o São Pedro de Ipiaú, na madrugada de domingo (29.jun.2025), após uma série de vaias em eventos juninos pelo interior do estado
Lula enfrenta críticas por isolamento internacional e impopularidade, diz Economist
A Economist critica a postura do Brasil, que, por meio do Itamaraty, condenou os ataques dos Estados Unidos ao Irã em 22 de junho, classificando-os como “violação de soberania”
Fórum de Lisboa atrai 150 autoridades brasileiras com custos sob escrutínio
Lewandowski, antes do fórum, estará no Seminário de Verão da Universidade de Coimbra, com despesas pagas pelo Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados
Crise nas Forças Armadas exposta após polêmica com voo de Janja e Moraes
Janja justificou a carona no voo, explicando que precisava consultar um ginecologista na capital paulista. Como o avião já havia sido requisitado por Lewandowski e havia espaço disponível, ela embarcou
Lula pode participar do Dois de Julho em Salvador, diz Jerônimo Rodrigues
Comemorando a Independência da Bahia em 1823, o Dois de Julho é um marco histórico e cultural para os baianos
Carregando..