Ex-segurança de Lula vira chefe na PF

Alexsander Castro de Oliveira assume diretoria responsável por executar e avaliar segurança de familiares do presidente da República
Por: Brado Jornal 24.jan.2024 às 13h45 - Atualizado: 24.jan.2024 às 13h31
Ex-segurança de Lula vira chefe na PF

Segurança de Lula durante a campanha eleitoral de 2022, Alexsander Castro de Oliveira assumiu a chefia da Diretoria de Proteção à Pessoa da Polícia Federal (PF). A nomeação dele consta na edição do Diário Oficial desta quarta-feira, 24, assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Alexsander é delegado da PF. Até o ano passado integrava a secretaria extraordinária de Segurança Imediata. Além de Lula, ele também respondia pela segurança da primeira-dama, Janja. Esta secretaria foi criada por decisão do presidente no início do ano, após a primeira-dama demonstrar desconfiança com relação à militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), então responsáveis pela função.

A secretaria foi extinta em agosto quando o presidente Lula alterou a estrutura do Gabinete de Segurança institucional (GSI) e optou por um modelo hibrido para segurança dele e da esposa, com participação também da Polícia Federal.

Já a Diretoria de Proteção à Pessoa foi criada em outubro do ano passado, um mês depois da extinção da secretaria.

De acordo com a PF esta estrutura tem por objetivo executar e avaliar as atividades de segurança de dignitários estrangeiros, familiares do presidente da República e do vice-presidente da República, autoridades federais e depoentes especiais.

A Diretoria será ainda responsável por apoiar, no âmbito de suas competências legais, a segurança do presidente da República e do vice-presidente da República, quando determinado pela respectiva autoridade.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Renan Santos desembarca em Salvador, é recebido por apoiadores e vai a ato na UFBA
O compromisso principal está marcado para as 16h, em frente à Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela
Milhares lotam frente da Reitoria da UFBA em ato de Renan Santos em Salvador
Renan Santos e candidatos do partido no Estado discursaram no local.
Deputada Roberta Roma permanece internada após infarto durante agenda de campanha
Parlamentar do PL passou por cateterismo em Salvador, está estável na UTI e tem a campanha mantida pelo partido enquanto segue orientação médica
Carregando..