Ministra se emociona após cobrança de Lula sobre dengue e yanomamis

Durante reunião ministerial nesta segunda-feira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade tomou uma bronca do presidente Lula e se emocionou em meio à pressão pela sua cadeira
Por: Brado Jornal 19.mar.2024 às 15h18
Ministra se emociona após cobrança de Lula sobre dengue e yanomamis
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante reunião ministerial nesta segunda-feira, 18 de março, a ministra da Saúde, Nísia Trindade tomou uma bronca do presidente Lula e se emocionou ao falar, em contexto de pressão crescente pela sua cadeira.

De acordo com coluna do Estadão, a ministra tentou se justificar por aspectos da sua gestão que têm sido criticados: o combate à dengue, a crise da Terra Yanomami e, mais recentemente, e estado dos hospitais federais no Rio (No domingo, 17, o programa Fantástico, da TV Globo, exibiu uma reportagem sobre materiais vencidos e falta de atendimento nos hospitais federais do Rio.)

Lula ainda afirmou que o Ministério da Saúde precisa deixar claro que “a dengue não é a covid”. Para o presidente, que chama o ex-presidente Jair Bolsonaro de “genocida” por sua atuação na pandemia, a pasta precisa comunicar melhor o que tem feito para evitar a proliferação da doença.

O jornal britânico The Telegraph publicou nessa segunda-feira, 18 de março, uma matéria sobre o surto de dengue sem precedentes que surgiu no Brasil: “Hospitais e médicos estão no limite depois que mais de 1,5 milhão de pessoas contraíram o vírus neste ano”, escreveu o jornal, alertando que “o país luta contra uma epidemia que está esgotando os recursos e se espalhando muito além das áreas tradicionalmente afetadas”

A crise foi o mote de um artigo publicado em fevereiro, na revista de notícias semanal estadunidense, Newsweek, no qual um jornalista brasileiro, radicado na Bélgica escreveu “Resta pouca esperança para o terceiro mandato de Lula. Mais uma vez, os indígenas do Brasil foram usados como ferramenta de propaganda e promessas de campanha vazias, sem qualquer mudança real.”

Outro ponto julgado problemático é a relação da ministra da Saúde com o mundo político. O centrão reclama de dificuldade no acesso a emendas da pasta, motivo pelo qual, segundo coluna do Estadão, o Centrão pede a sua cabeça.

A reunião ministerial desta segunda-feira aconteceu no Palácio do Planalto após pesquisas indicarem queda na aprovação do governo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Zambelli denuncia ao TCU e ao MPF megalicitação suspeita do governo Lula
Todas as agências vencedoras de acordo com a reportagem, possuem ligação com algum ministro ou alguém ligado ao Presidente Lula.
Lira pede que Felipe Neto seja investigado por injúria
Presidente da Câmara fez publicação no X depois de ser chamado de “excrementíssimo” pelo youtuber
Defesa de Bolsonaro pede devolução do passaporte outra vez
Advogados afirmam que ex-presidente foi convidado a ir ao país com a família, em maio
Governo Lula nomeia substituto do primo de Lira para Incra
Ex-comandante de ONG ocupará posto em Alagoas após exoneração na semana passada que agravou irritação de presidente da Câmara
MP do TCU pede investigação sobre a megalicitação de Lula
A revelação levou dois deputados a pedirem explicações ao ministro-chefe Paulo Pimenta
Pacheco critica governo por judicializar desoneração da folha
Senador afirma que argumentará com o STF e tomará “providências políticas” para que a decisão do Congresso seja respeitada
Carregando..