8/1: Moraes manda prender outra vez coronel da PMDF

Defesa diz que vai analisar fundamentos da nova decisão
Por: Brado Jornal 04.abr.2024 às 14h39
8/1: Moraes manda prender outra vez coronel da PMDF
Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou uma nova prisão do coronel da PMDF Marcelo Casimiro, réu por omissão nos atos dia 8 de janeiro em Brasília. O militar foi preso no 10º Batalhão da Polícia Militar, em Ceilândia, nesta quarta-feira (3).

A decisão foi motivada pelo fato de Casimiro não ter sido transferido para reserva e ter continuado em serviço. Ele estava preso desde agosto do ano passado.

Em nota, a defesa do coronel afirmou que "irá analisar os fundamentos do novo decreto de prisão, mas desde já reitera o compromisso do acusado com a Justiça e reforça que não pretende de forma alguma tumultuar o processo e, a única coisa que deseja no momento é provar sua inocência sem o sacrifício da liberdade".

O militar foi solto, junto com outros dois membros da ex-cúpula, na última quinta-feira (28) por determinação do próprio ministro. Nesta quarta-feira (3), Moraes decidiu pela liberação de outros três militares.

Em fevereiro, por unanimidade, a Primeira Turma do STF aceitou denúncia contra sete militares denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Na denúncia, a PGR apresentou trocas de mensagens entre os investigados antes e durante os atos.

Os diálogos obtidos pela PGR mostram, por exemplo, que havia policiais infiltrados no acampamento instalado em frente ao Quartel General do Exército e que tudo o que os PMs observavam ali era transmitido em um grupo de mensagens criado pelos oficiais da corporação.

Para a PGR, havia, portanto, "alinhamento ideológico e de propósitos entre os denunciados e àqueles que pediam a intervenção das Forças Armadas".

"A 'falha' operacional não decorreu de deficiências dos serviços de inteligência da PMDF. O que ocorreu, em verdade, foi omissão dolosa por parte dos denunciados que, com unidade de desígnios, aceitaram os resultados visados pela turba antidemocrática e aderiram ao intento criminoso dos insurgentes", disse a Procuradoria.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Renan Santos desembarca em Salvador, é recebido por apoiadores e vai a ato na UFBA
O compromisso principal está marcado para as 16h, em frente à Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela
Deputada Roberta Roma permanece internada após infarto durante agenda de campanha
Parlamentar do PL passou por cateterismo em Salvador, está estável na UTI e tem a campanha mantida pelo partido enquanto segue orientação médica
Carregando..