Moraes é o carcereiro preferido de Lula, diz líder da direita espanhola

Santiago Abascal é o líder do Vox, principal partido da direita espanhola
Por: Brado Jornal 08.abr.2024 às 13h02
Moraes é o carcereiro preferido de Lula, diz líder da direita espanhola
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O líder do partido de direita espanhol Vox, deputado Santiago Abascal, chamou no domingo (7) o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de “carcereiro” preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita em resposta a uma publicação do dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, que questionou a razão de o ministro “ameaçar” a plataforma com multas diárias caso ordens de bloqueios e de sigilo não fossem cumpridas.

“Alexandre de Moraes é o carcereiro preferido de Lula”, declarou Abascal em seu perfil no X. Segundo ele, Moraes é a figura que permite inclinações políticas de legalidade e de institucionalidade democrática aos “abusos do autoritarismo” do governo petista.

“Não há justiça onde as liberdades políticas, de expressão e de imprensa estão suspensas e onde metade da população está sob suspeita por não concordar com o presidente que foi condenado por corrupção”, disse o líder do Vox. Para ele, nenhum governo democrático pode permanecer calado frente à indignação contra a liberdade.

A conta oficial do X publicou uma nota oficial no sábado (6.abr) dizendo que foi “forçada por decisões judiciais a bloquear determinadas contas” da rede social e que vai recorrer na Justiça. Menos de uma hora depois, o dono da rede social, Elon Musk, disse que suspenderia as restrições legais a perfis de brasileiros.

“Não sabemos os motivos pelos quais essas ordens de bloqueio foram emitidas. Não sabemos quais postagens supostamente violaram a lei. Estamos proibidos de informar qual tribunal ou juiz emitiu a ordem, ou em qual contexto. Estamos proibidos de informar quais contas foram afetadas. Somos ameaçados com multas diárias se não cumprirmos a ordem”, diz trecho da nota.

Depois da escalada de acusações, Moraes determinou que Musk fosse incluído no inquérito das milícias digitais que tramita na Corte e investiga grupos que estariam atuando contra a democracia. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jacobina e Irecê: Capitão Alden visita cidades no final de semana
Parlamentar contou com a presença do deputado estadual Diego Castro em Irecê
Casal psolista rouba celulares e relógios no Aeroporto de Salvador
Segundo o PSOL, eles teriam pego os celulares e o relógio para devolver ao dono que teria esquecido os objetos na esteira do aeroporto
Prefeito cassado é eleito prefeito em RS
Paulo Renato Cortellini (MDB) deixou o Executivo de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, em cinco de março; neste domingo, em eleição suplementar, conquistou novamente o cargo
“Não se briga com Moraes; a gente se une a ele”, diz Tarcísio
O governador de São Paulo elogiou o ministro chamando-o de “inteligente, corajoso e obstinado”
TSE condena Lula a pagar R$ 250 mil em ação movida por Bolsonaro
Tribunal entendeu que o petista e sua frente partidária atuaram no impulsionamento de propaganda eleitoral negativa na internet
OAB irá pagar passagens e hospedagem de Nunes Marques na Europa
O ministro irá a Madri a convite do CFOAB, responsável por custear suas passagens e a sua hospedagem
Carregando..