Tarcísio diz que SP 'não tolerará invasões de terra'

Até o momento desta tarde, o MST informou que já foram contabilizadas 21 invasões de terra como parte do “Abril Vermelho”
Por: Brado Jornal 15.abr.2024 às 15h42
Tarcísio diz que SP 'não tolerará invasões de terra'
Rovena Rosa/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou em entrevista à CNN que o estado não tolerará invasões de terra, nesta segunda-feira, 15. Segundo o governador, medidas já foram tomadas para desmobilizar as invasões que ocorreram nas cidades de Agudos e Campinas.

“Não vamos permitir invasões em São Paulo”, disse o governador.

De acordo com Tarcísio, o governo tem agido rapidamente para conter essas ações. As invasões fazem parte do chamado “Abril Vermelho”, uma onda de atividades promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em diversas regiões do país.


Invasões do MST

Até o momento desta tarde, o MST informou que já foram contabilizadas 21 invasões de terra como parte do “Abril Vermelho”. Essas ações estão ocorrendo em 11 estados brasileiros e no Distrito Federal: Sergipe, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, Santa Catarina, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Ceará e Rio de Janeiro.

Além das invasões, o MST também realiza outras quatro atividades que não envolvem ocupações de terra. Essas ações são conhecidas como “Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST” e acontecem no mesmo dia em que o presidente Lula lançará um programa voltado para a reforma agrária.


Tarcísio x MST

O governo Tarcísio de Freitas, eleito com apoio do setor agropecuário, tem adotado uma postura que busca enfraquecer movimentos sociais como o MST. Essa política segue a linha adotada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), com o intuito de diminuir a influência desses grupos na região.

Em janeiro deste ano, Tarcísio fez a maior entrega de títulos de terra já realizada por todos os governos, em Euclides da Cunha Paulista, no extremo oeste de São Paulo, desafiando o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A região, conhecida como Pontal do Paranapanema, é palco dessa iniciativa que busca garantir a legalidade e segurança jurídica para os proprietários de terras.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
CGU indica irregularidades em obra da Codevasf financiada por emenda parlamentar de Juscelino Filho
Relatório aponta que a pavimentação de 80% de uma estrada financiada por emenda parlamentar de Juscelino Filho beneficiaria apenas o atual ministro das Comunicações e seus familiares
Jacobina e Irecê: Capitão Alden visita cidades no final de semana
Parlamentar contou com a presença do deputado estadual Diego Castro em Irecê
Nome do principal pré-candidato da direita em Salvador é lançado na noite deste sábado (27)
Alexandre Moreira, pré-candidato a vereador de Salvador pelo PL, mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro
Prefeito cassado é eleito prefeito em RS
Paulo Renato Cortellini (MDB) deixou o Executivo de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, em cinco de março; neste domingo, em eleição suplementar, conquistou novamente o cargo
“Não se briga com Moraes; a gente se une a ele”, diz Tarcísio
O governador de São Paulo elogiou o ministro chamando-o de “inteligente, corajoso e obstinado”
Governo Tarcísio revoga resolução para consulta pública sobre “crianças LGBT+”
Deputada petista acionou o Ministério Público contra revogação
Carregando..