Cármen Lúcia assume presidência do TSE

A ministra substituirá Alexandre de Moraes
Por: Brado Jornal 07.mai.2024 às 11h53
Cármen Lúcia assume presidência do TSE
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra Cármen Lúcia assume nesta terça-feira, 7, a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será responsável por conduzir as eleições municipais deste ano. Ela vai substituir o ministro Alexandre de Moraes, que esteve no comando da Corte pelos últimos dois anos.

A eleição da presidência do TSE é feita de forma simbólica, já que, pela tradição, o tribunal sempre é presidido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) mais antigo na casa. Cármen, que hoje é vice-presidente, ficará no comando do TSE até agosto de 2026.

A eleição vai ser realizada com o uso da urna eletrônica e terá como candidato também o ministro Nunes Marques, segundo membro mais antigo do STF no TSE. Ele será o vice-presidente da Corte.

Na vaga que será aberta com a saída de Moraes, entra o ministro André Mendonça, que hoje atua como membro substituto. Conforme previsto no texto constitucional, o TSE é composto, no mínimo, de sete ministros titulares. Desse total, três são provenientes do STF, dois vêm do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas advindos da advocacia.

Esta será a segunda vez que Cármen Lúcia chefiará o TSE. Em 2012, a ministra tornou-se a primeira mulher na história do país a presidir a Justiça Eleitoral. À época ela liderou a instituição nas eleições municipais, sendo sucedida no comando da Corte pelo ministro Marco Aurélio Mello no ano seguinte.

Em sua segunda passagem pela Corte, Cármen Lúcia compõe o plenário do TSE desde agosto de 2020, data em que tomou posse como ministra substituta. Dois anos depois, foi empossada ministra efetiva do órgão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Operação Sem Desconto prende líderes de fraudes no INSS e promete mais ações
Entre os detidos está o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto.
Jorge Araújo assume vaga de deputado federal com nomeação de João Leão na Prefeitura de Salvador
A alteração também afeta a Câmara Municipal de Salvador, onde o suplente Sandro Bahiense (PP) retornará ao cargo no Legislativo local
Diplomacia brasileira entrega proposta a Rubio para remover tarifa de 40% dos EUA
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o documento foi enviado oficialmente em 4 de novembro, logo após o contato entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump (republicano) na Malásia
Políticos do PL Bahia articulam discretamente saída do partido por "falta de comunicação e bagunça de Roma"
De acordo com relatos desses políticos, o PL Bahia é descrito como um ambiente "bagunçado"
Polícia Federal prende ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto em nova fase de operação contra fraudes em benefícios
Ex-gestor é alvo de mandado em ação que apura desvios de até R$ 6,3 bilhões em descontos não autorizados de aposentados e pensionistas
Recondução de Gonet à PGR é aprovada com margem estreita no Senado
Apoio apertado reflete perda de respaldo entre senadores opositores e tensões políticas na sabatina
Carregando..