União Brasil mantém afastamento de Luciano Bivar

A executiva nacional do partido rejeitou a expulsão de Luciano Bivar, mas decidiu destituí-lo definitivamente da presidência da sigla
Por: Brado Jornal 15.mai.2024 às 10h43
União Brasil mantém afastamento de Luciano Bivar
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A executiva nacional do União Brasil decidiu, nesta terça-feira (14), destituir definitivamente da presidência do partido o deputado federal Luciano Bivar (União-PE). O mandato dele terminaria no dia 30 de maio, mas estava afastado por conta de um processo de investigação interna.

A relatora do caso foi a senadora Dorinha Seabra (TO), que, mesmo recomendando o afastamento, concluiu que não há provas de que Bivar ameaçou de morte familiares do antigo aliado Antônio Rueda — presidente eleito para comandar a legenda.

O relatório foi aprovado por 11 votos a 5. Apesar da decisão, os integrantes do União Brasil decidiram manter Bivar no partido. Havia também um pedido de expulsão.

“A qualquer momento, o partido pode voltar a deliberar sobre uma possível expulsão de Bivar, caso seja comprovado”, afirmou Dorinha.


Conflito

O imbróglio envolvendo a presidência do União Brasil se arrasta desde o início do ano, quando o então vice-presidente do partido, Antônio Rueda, resolveu disputar a presidência.

A eleição foi marcada por troca de acusações. Na época, uma casa de praia de Rueda, no litoral de Pernambuco, foi incendiada. O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal, que autorizou a abertura de inquérito para investigar as acusações contra Bivar.

A investigação, que inicialmente era responsabilidade da Polícia Civil de Pernambuco, agora está com a Polícia Federal.

No início deste mês, policiais deflagraram a Operação Stasis. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Renan Santos desembarca em Salvador, é recebido por apoiadores e vai a ato na UFBA
O compromisso principal está marcado para as 16h, em frente à Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Canela
Deputada Roberta Roma permanece internada após infarto durante agenda de campanha
Parlamentar do PL passou por cateterismo em Salvador, está estável na UTI e tem a campanha mantida pelo partido enquanto segue orientação médica
Carregando..