André Mendonça é eleito para TSE e elogia gestão de Alexandre de Moraes

Ministro terá mandato de dois anos, substituindo atual presidente
Por: Brado Jornal 16.mai.2024 às 18h01
André Mendonça é eleito para TSE e elogia gestão de Alexandre de Moraes
Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) foi eleito nesta quinta-feira pelos colegas para integrar também o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir de junho. Mendonça irá ocupar a vaga que será aberta com a saída de Alexandre de Moraes, a quem elogiou por sua gestão no comando da Corte Eleitoral.

A eleição de Mendonça para o TSE seguiu um rodízio que os ministros do STF realizam, seguindo o critério de antiguidade. O ministro já vinha atuando no tribunal como substituto, e agora terá um mandato efetivo por dois anos, prorrogáveis por mais dois.

Após sua escolha, Mendonça prometeu "atuar com absoluta imparcialidade e deferência ao tribunal, à legislação e à Constituição". Também aproveitou para elogiar a gestão de Alexandre de Moraes no TSE, iniciada em agosto de 2018 e que se encerrará no próximo mês, junto com o seu mandato na Corte eleitoral.

Mendonça ressaltou que esse período foi marcado por "algumas turbulências" e "questionamentos". A gestão de Moraes foi marcada pelo julgamento que declarou a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — responsável pela indicação de Mendonça ao STF.

"Meu registro da gestão exitosa de Vossa Excelência à frente do Tribunal Superior Eleitoral, conduzindo o tribunal em tempos onde, por vezes, (ocorreram) algumas turbulências, vamos dizer assim, alguns questionamentos, e Vossa Excelência com muita firmeza e competência o fez a frente do Tribunal Superior Eleitoral".

Em resposta, Moraes agradeceu as declarações do colega e afirmou que ele irá se "apaixonar" pelo TSE. O ministro aproveitou ainda para elogiar Cármen Lúcia, que será a próxima presidente do tribunal eleitoral.

"Desejar muita felicidade agora a partir do mês que vem no Tribunal Superior Eleitoral. Vossa Excelência, tenho certeza, vai se apaixonar pelo TSE. Principalmente, Vossa Excelência teve uma sorte que eu não tive, Vossa Excelência será presidido pela ministra Cármen Lúcia".

O TSE é formado por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois juristas, vindos da advocacia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Chanceler brasileiro solicita análise de proposta americana para revogar tarifas elevadas
Diálogo breve em cúpula do G7 reacende apelos do Brasil por exame do plano apresentado em 4 de novembro
Haddad critica falta de expertise de Derrite em combate ao crime organizado e questiona urgência na aprovação do projeto Antifacção
Ministro da Fazenda aponta exclusão de Receita Federal e PF das discussões e defende maior integração entre órgãos
Recondução de Gonet à PGR é aprovada com margem estreita no Senado
Apoio apertado reflete perda de respaldo entre senadores opositores e tensões políticas na sabatina
Epstein chamou Trump de 'sujo' em e-mail de 2018 sobre fraudes eleitorais
Documentos revelados pelo Congresso dos EUA expõem trocas de mensagens entre o bilionário acusado de abusos e ex-conselheira da Casa Branca
Recuo na aprovação do governo Lula, revela Paraná Pesquisas
Pesquisa indica queda nos índices de desempenho presidencial
Diplomacia brasileira entrega proposta a Rubio para remover tarifa de 40% dos EUA
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o documento foi enviado oficialmente em 4 de novembro, logo após o contato entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump (republicano) na Malásia
Carregando..