TSE decide não participar como observador de eleições na Venezuela

Pleito está marcado para 28 de julho
Por: Brado Jornal 03.jun.2024 às 13h57
TSE decide não participar como observador de eleições na Venezuela
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que não participará das eleições venezuelanas como observador.

Questionado, o órgão não informou o motivo da decisão, nem se o Ministério de Relações Exteriores já foi comunicado sobre a medida.

As eleições presidenciais na Venezuela estão marcadas para 28 de julho. A inclusão de observadores internacionais no processo eleitoral foi um compromisso estabelecido no Acordo de Barbados, a fim de assegurar a transparência e legitimidade do pleito presidencial.

Apesar disso, sucessivas decisões de Nicolás Maduro e de órgãos eleitorais venezuelanos têm preocupado a comunidade internacional sobre a lisura das eleições. Em 25 de março, Corina Yoris, opositora do atual presidente, declarou que estava sem acesso ao sistema do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) e não conseguia realizar sua inscrição para o pleito.

No dia seguinte, o Itamaraty divulgou uma nota em que expressa preocupação com o processo eleitoral do país.

“O Brasil reitera seu repúdio a quaisquer tipos de sanção que, além de ilegais, apenas contribuem para isolar a Venezuela e aumentar o sofrimento do seu povo”, escreveu o ministério.

Antes de Corina Yoris, a ex-deputada María Corina Machado também havia tido seu registro de candidatura negado. Ela havia vencido a disputa interna da oposição. Depois de ser desqualificada, indicou Yoris como sua substituta.

Diante das acusações, Maduro classificou as preocupações internacionais como um “circo” da direita. Disse que o sistema eleitoral da Venezuela é o “mais confiável, transparente e auditado do mundo”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Abelardo de la Espriella vence Iván Cepeda e direita assume presidência da Colômbia
Apuração preliminar aponta vitória por margem apertada; contagem oficial começa nesta segunda-feira (22)
Breno, do Café com Teu Pai, anuncia pré-candidatura a deputado federal pelo PL no Rio de Janeiro
Influenciador e policial rodoviário federal declara intenção de concorrer nas eleições de 2026
Pré-candidato pelo Missão lança “Operação Pix na Viola” no Paraná
Gabriel Bertolucci divulga ranking das cidades que mais gastaram com shows e eventos e oferece relatório gratuito
Keir Starmer renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido após 23 meses
Anúncio abre caminho para Andy Burnham como possível sucessor; Starmer permanecerá no cargo até a escolha do novo líder trabalhista
Yury do Paredão destinou R$ 1,5 milhão em emendas para shows de cantor do qual é sócio
Deputado federal do MDB-CE patrocinou recursos via Comissão de Turismo que pagaram apresentações de Jonas Esticado
Carregando..