STF rejeita recurso sobre uso de banheiro por pessoa trans

Placar de 8 a 3 também decide pelo cancelamento de repercussão geral
Por: Brado Jornal 07.jun.2024 às 14h08
STF rejeita recurso sobre uso de banheiro por pessoa trans
Fabio Rodrigues-Pozzembom/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal negou nesta quinta-feira (6) dar seguimento a recurso sobre o direito de pessoas transgênero serem tratadas socialmente de acordo com a identidade de gênero com a qual se identifica.

O caso analisado pela Corte dizia respeito a um pedido de reparação por danos morais a uma mulher trans que teria sido impedida de usar o banheiro feminino. Os ministros não analisaram o mérito, mas decidiram que, por questões processuais, deveriam rejeitar o recurso.


O placar foi de 8 a 3. Ficou vencido o voto do ministro relator, Roberto Barroso. Eis o placar:

  • para julgar o recurso: Roberto Barroso (relator), Edson Fachin e Cármen Lúcia; e
  • para não julgar o recurso e cancelar a repercussão geral: Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Nunes Marques, André Mendonça, Cristiano Zanin.


O caso tinha repercussão geral reconhecida, termo usado para quando uma decisão do Supremo deve ser usada como baliza para decisões em outros tribunais, mas também ficou decidido pelo cancelamento do entendimento.

Fux, que pediu vista (mais tempo para análise) em 2015, abriu a divergência no julgamento. O ministro votou por negar o provimento ao recurso e por cancelar o reconhecimento de repercussão geral.

Ao finalizar a sessão, tendo seu voto vencido, Barroso declarou que gostaria de deixar registrada sua “inquietação”.

“O que é importante é se o fato tem natureza constitucional, e não a invocação de um dispositivo específico. E a discriminação contra uma pessoa transexual é um fato inconstitucional”, afirmou.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Raphinha estaria enfrentando crise financeira e esperava que convocação resolvesse problemas pessoais
Jogador afastado da Seleção Brasileira por lesão na coxa teria dificuldades financeiras, segundo informações divulgadas
Pré-candidato pelo Missão lança “Operação Pix na Viola” no Paraná
Gabriel Bertolucci divulga ranking das cidades que mais gastaram com shows e eventos e oferece relatório gratuito
Yury do Paredão destinou R$ 1,5 milhão em emendas para shows de cantor do qual é sócio
Deputado federal do MDB-CE patrocinou recursos via Comissão de Turismo que pagaram apresentações de Jonas Esticado
Abelardo de la Espriella vence Iván Cepeda e direita assume presidência da Colômbia
Apuração preliminar aponta vitória por margem apertada; contagem oficial começa nesta segunda-feira (22)
Alexandre de Moraes pede para Fachin decidir relator de investigação sobre filme ‘Dark Horse’
Ministro encaminha pedido de apuração ao presidente do STF após manifestação da PGR
Breno, do Café com Teu Pai, anuncia pré-candidatura a deputado federal pelo PL no Rio de Janeiro
Influenciador e policial rodoviário federal declara intenção de concorrer nas eleições de 2026
Carregando..