Senado aprova reformulação do ensino médio

Uma das principais mudanças do PL é o aumento da carga horária da FGB, que passa de 1.800 horas para 2.400 horas
Por: Brado Jornal 20.jun.2024 às 07h49
Senado aprova reformulação do ensino médio
Edilson Rodrigues/Agência Brasil

O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (19) o Projeto de Lei (PL) que define novas regras para o Novo Ensino Médio. O texto, que ainda precisa ser votado novamente pela Câmara dos Deputados, aumenta a carga horária da formação geral básica (FGB) e torna obrigatória a disciplina de espanhol.

Uma das principais mudanças do PL é o aumento da carga horária da FGB, que passa de 1.800 horas para 2.400 horas. Essa mudança vale para todos os alunos do Ensino Médio, inclusive aqueles que optarem por cursos técnicos e profissionais.

No caso dos cursos técnicos e profissionais, a carga horária total mínima poderá chegar a 3.600 horas, a depender da carga horária da formação técnica em si. A implementação dessa mudança será gradual, com prazos e metas estabelecidos no Plano Nacional de Educação.

A FGB é composta pelas disciplinas obrigatórias para todos os alunos do Ensino Médio, como português, matemática, história, geografia, ciências e artes. Com o novo texto, a disciplina de espanhol também passa a ser obrigatória.

O PL também define que a carga horária mínima anual do Ensino Médio será de 1.000 horas, distribuídas por 200 dias letivos. Essa carga horária já era prevista na legislação anterior, mas o novo texto a torna obrigatória para todas as escolas.

O currículo do Ensino Médio continuará sendo composto pela FGB e por itinerários formativos, que são áreas de aprofundamento escolhidas pelos alunos.

Como o texto foi alterado no Senado, o PL volta para a Câmara dos Deputados para uma nova votação. Se aprovado novamente, o projeto seguirá para sanção do presidente da República.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gastos com supersalários de magistrados crescem 49,3% em um ano
Conforme a Emenda Constitucional 19 de 1998, o teto do funcionalismo público, equivalente ao salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), é de R$ 46.366,19, pago em parcela única como “subsídio”
Lula rebate críticas da Economist sobre influência global e popularidade
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma carta para responder às acusações da revista britânica The Economist, que apontou uma suposta perda de relevância internacional do Brasil e crescente impopularidade do petista no país
Sóstenes defende Bolsonaro como principal aposta do PL para 2026
O deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), líder do PL na Câmara, declarou na segunda-feira (30.jun.2025), durante o programa “Roda Viva”, da TV Cultura
Ato na Paulista expõe divisões entre bolsonaristas e ausência de aliados
A manifestação promovida por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) na avenida Paulista, no último domingo (29.jun.2025), revelou tensões internas no bolsonarismo, com aliados do ex-presidente, inelegível até 2030, buscando responsáveis pelo público reduzido e apontando falhas na organização do evento
Lula pode participar do Dois de Julho em Salvador, diz Jerônimo Rodrigues
Comemorando a Independência da Bahia em 1823, o Dois de Julho é um marco histórico e cultural para os baianos
Lula confirma presença no desfile de 2 de Julho em Salvador
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participará, pelo quarto ano consecutivo, das celebrações dos 202 anos da Independência da Bahia, em Salvador, no dia 2 de julho
Carregando..