Senado aprova reformulação do ensino médio

Uma das principais mudanças do PL é o aumento da carga horária da FGB, que passa de 1.800 horas para 2.400 horas
Por: Brado Jornal 20.jun.2024 às 07h49
Senado aprova reformulação do ensino médio
Edilson Rodrigues/Agência Brasil

O Senado Federal aprovou na noite desta quarta-feira (19) o Projeto de Lei (PL) que define novas regras para o Novo Ensino Médio. O texto, que ainda precisa ser votado novamente pela Câmara dos Deputados, aumenta a carga horária da formação geral básica (FGB) e torna obrigatória a disciplina de espanhol.

Uma das principais mudanças do PL é o aumento da carga horária da FGB, que passa de 1.800 horas para 2.400 horas. Essa mudança vale para todos os alunos do Ensino Médio, inclusive aqueles que optarem por cursos técnicos e profissionais.

No caso dos cursos técnicos e profissionais, a carga horária total mínima poderá chegar a 3.600 horas, a depender da carga horária da formação técnica em si. A implementação dessa mudança será gradual, com prazos e metas estabelecidos no Plano Nacional de Educação.

A FGB é composta pelas disciplinas obrigatórias para todos os alunos do Ensino Médio, como português, matemática, história, geografia, ciências e artes. Com o novo texto, a disciplina de espanhol também passa a ser obrigatória.

O PL também define que a carga horária mínima anual do Ensino Médio será de 1.000 horas, distribuídas por 200 dias letivos. Essa carga horária já era prevista na legislação anterior, mas o novo texto a torna obrigatória para todas as escolas.

O currículo do Ensino Médio continuará sendo composto pela FGB e por itinerários formativos, que são áreas de aprofundamento escolhidas pelos alunos.

Como o texto foi alterado no Senado, o PL volta para a Câmara dos Deputados para uma nova votação. Se aprovado novamente, o projeto seguirá para sanção do presidente da República.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Fui o único que tratou a pandemia com seriedade, diz Bolsonaro
Ex-presidente discursou para apoiadores em Duque de Caxias ao lado de ex-prefeito investigado por falsificar seu cartão de vacinação
Repórter da “Record” é demitida por vazar trecho de entrevista com Lula
Declarações do presidente sobre dúvidas a respeito da necessidade de cortar gastos foram antecipadas ao mercado financeiro por meio de agência de análise política da qual é sócia Renata Varandas, a jornalista dispensada
Senadores confrontam e perseguem a diretora do Serviço Secreto: ‘Você deve respostas ao povo’
O grupo se movia em um ritmo acelerado pela sala enquanto Cheatle ouvia com a cara séria.
Lauana Prado: quem é a cantora comunista que critica Bolsonaro entre sertanejos
Principal voz do "feminejo", cantora de 35 anos que faz contraponto à maioria dos cantores do gênero
Tebet diz que Lula determinou compromisso de governo não gastar mais do que arrecada
A ministra do Planejamento falou que o governo possui o compromisso, determinado por Lula, de não gastar mais do que arrecada e que isso deve ser visto no orçamento de 2025
Lula diz que ligou para Lira após discussão entre deputados na Câmara
Para o petista, esse tipo de comportamento, de xingar adversários, induz os políticos a cometerem erros e serem achincalhados “como muitas vezes é o Congresso Nacional, o Senado, a Câmara, o Executivo e a Suprema Corte”
Carregando..