Oposição no Senado quer convocar Mauro Vieira por “omissão” do governo sobre Venezuela

O objetivo é cobrar um posicionamento concreto do Brasil em relação ao resultado eleitoral na Venezuela
Por: Brado Jornal 30.jul.2024 às 10h20
Oposição no Senado quer convocar Mauro Vieira por “omissão” do governo sobre Venezuela
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), representando a oposição no Senado, disse na rede social X, nesta terça-feira (30/7), que vai apresentar um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O objetivo é cobrar um posicionamento concreto do Brasil em relação ao resultado eleitoral na Venezuela.

“Diante da omissão, do silêncio, da conivência e da falta de reação perante o novo golpe perpetrado por Maduro em sua ditadura na Venezuela, vamos propor a convocação do ministro das Relações Exteriores no Senado com urgência. Para tentar explicar o inexplicável”, disse o senador em sua publicação.

Desde domingo (28), quando Nicolás Maduro foi declarado presidente reeleito, diferentes países e a oposição do país contestam o resultado eleitoral. O órgão que o proclamou reeleito é coordenado pelo Executivo.

O Brasil publicou uma nota na segunda (29) sem reconhecer a vitória de Maduro, pedindo a divulgação de todas as atas eleitorais para confirmar o resultado, o que ainda não ocorreu.


Retorno de representante brasileiro

Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente da República do Brasil para assuntos internacionais, esteve na Venezuela durante o pleito eleitoral. Ele deve retornar ao Brasil nesta terça para que o país formalize sua posição em relação ao resultado.

Antes de voltar a solo brasileiro, Amorim se reuniu com as equipes de Nicolás Maduro e Edmundo González, candidato da oposição no país.

Na segunda, o Itamaraty pediu que brasileiros residentes, a caminho ou com viagem marcada para a Venezuela mantenham-se atentos sobre a situação de segurança no país.

O anúncio ocorre após a população venezuelana ir até as ruas protestar contra o resultado das eleições por considerar uma fraude. O governo do Brasil pede que brasileiros evitem áreas onde se encontram os protestos e que evitem aglomerações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Câmara aprova reajuste para servidores do Senado e da Câmara com novos benefícios
Propostas incluem aumentos anuais até 2029, reestruturação de gratificações e licença compensatória; texto do Senado segue para sanção de Lula, enquanto o da Câmara vai ao Senado
Pré-candidato à Presidência recebe ameaças de morte do Comando Vermelho, afirma assessor
Renan Santos e equipe foram intimidados após denúncia contra facção no Ceará; boletim de ocorrência pede apuração para garantir segurança
Oposição protocola CPI do Master com 280 assinaturas na Câmara
Requerimento supera mínimo necessário e mira investigações sobre Banco Master, fraudes e possíveis conexões políticas; texto deve ser lido em plenário nos próximos dias
CPMI do INSS adia depoimento de Daniel Vorcaro para após o carnaval
Comissão aprova adiamento a pedido da defesa; ex-dono do Banco Master deve comparecer em março, após feriado prolongado
Prefeitura de Caravelas na Bahia assina contratos de obras que somam mais de R$ 7,8 milhões com empresa local
O contrato mais volumoso é o CE nº 010/2025, no valor de R$ 5.073.456,59 (cinco milhões, setenta e três mil, quatrocentos e cinquenta e seis reais e cinquenta e nove centavos).
Tiago Correia condena confusão com assessoria de Jerônimo e classifica como agressão à imprensa
Líder oposicionista cobra retratação do governo baiano após acusação infundada contra jornalistas; entidade de imprensa manifesta solidariedade aos profissionais afetados
Carregando..