Oposição no Senado quer convocar Mauro Vieira por “omissão” do governo sobre Venezuela

O objetivo é cobrar um posicionamento concreto do Brasil em relação ao resultado eleitoral na Venezuela
Por: Brado Jornal 30.jul.2024 às 10h20
Oposição no Senado quer convocar Mauro Vieira por “omissão” do governo sobre Venezuela
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), representando a oposição no Senado, disse na rede social X, nesta terça-feira (30/7), que vai apresentar um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O objetivo é cobrar um posicionamento concreto do Brasil em relação ao resultado eleitoral na Venezuela.

“Diante da omissão, do silêncio, da conivência e da falta de reação perante o novo golpe perpetrado por Maduro em sua ditadura na Venezuela, vamos propor a convocação do ministro das Relações Exteriores no Senado com urgência. Para tentar explicar o inexplicável”, disse o senador em sua publicação.

Desde domingo (28), quando Nicolás Maduro foi declarado presidente reeleito, diferentes países e a oposição do país contestam o resultado eleitoral. O órgão que o proclamou reeleito é coordenado pelo Executivo.

O Brasil publicou uma nota na segunda (29) sem reconhecer a vitória de Maduro, pedindo a divulgação de todas as atas eleitorais para confirmar o resultado, o que ainda não ocorreu.


Retorno de representante brasileiro

Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente da República do Brasil para assuntos internacionais, esteve na Venezuela durante o pleito eleitoral. Ele deve retornar ao Brasil nesta terça para que o país formalize sua posição em relação ao resultado.

Antes de voltar a solo brasileiro, Amorim se reuniu com as equipes de Nicolás Maduro e Edmundo González, candidato da oposição no país.

Na segunda, o Itamaraty pediu que brasileiros residentes, a caminho ou com viagem marcada para a Venezuela mantenham-se atentos sobre a situação de segurança no país.

O anúncio ocorre após a população venezuelana ir até as ruas protestar contra o resultado das eleições por considerar uma fraude. O governo do Brasil pede que brasileiros evitem áreas onde se encontram os protestos e que evitem aglomerações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Capitão Alden apoia PEC que fixa teto de 1% no IPVA e muda cálculo
Deputado do PL-BA defende correção de distorção tributária para tornar imposto mais justo e alinhado a padrões internacionais; proposta usa peso como base e permite incentivos ambientais
Governo Jerônimo acumula dívida de R$ 9 bilhões com construtoras, denuncia deputado federal
Arthur Maia critica gestão em redes sociais por paralisação de obras no interior, promessas sem recursos e burocracia excessiva que frustra prefeitos; parlamentar classifica governador como o pior da história da Bahia
Geddel responde de forma surpreendente a questionamento de jornalista em comentário
O ex-ministro Geddel Vieira Lima responde de maneira inesperada a uma indagação feita em comentário público no Instagram
Rui Costa minimiza saída de Coronel e ironiza Nilo
Ministro da Casa Civil trata rompimento do senador com base governista como fato encerrado e destaca que decisão não abala aliança do PT na Bahia
Tensão interna no PL Bahia preocupa ala histórica
Lideranças tradicionais temem que entrada de novatos transforme sigla em “barriga de aluguel” para eleições; risco de desunião cresce às vésperas de pleito decisivo
Rui Costa diz ser o mais ansioso pela solução do caso respiradores
Ministro da Casa Civil afirma aguardar com expectativa o fim da investigação e defende punição rigorosa aos responsáveis pela compra frustrada de equipamentos pelo Consórcio Nordeste
Carregando..