Oposição no Senado quer convocar Mauro Vieira por “omissão” do governo sobre Venezuela

O objetivo é cobrar um posicionamento concreto do Brasil em relação ao resultado eleitoral na Venezuela
Por: Brado Jornal 30.jul.2024 às 10h20
Oposição no Senado quer convocar Mauro Vieira por “omissão” do governo sobre Venezuela
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), representando a oposição no Senado, disse na rede social X, nesta terça-feira (30/7), que vai apresentar um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O objetivo é cobrar um posicionamento concreto do Brasil em relação ao resultado eleitoral na Venezuela.

“Diante da omissão, do silêncio, da conivência e da falta de reação perante o novo golpe perpetrado por Maduro em sua ditadura na Venezuela, vamos propor a convocação do ministro das Relações Exteriores no Senado com urgência. Para tentar explicar o inexplicável”, disse o senador em sua publicação.

Desde domingo (28), quando Nicolás Maduro foi declarado presidente reeleito, diferentes países e a oposição do país contestam o resultado eleitoral. O órgão que o proclamou reeleito é coordenado pelo Executivo.

O Brasil publicou uma nota na segunda (29) sem reconhecer a vitória de Maduro, pedindo a divulgação de todas as atas eleitorais para confirmar o resultado, o que ainda não ocorreu.


Retorno de representante brasileiro

Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente da República do Brasil para assuntos internacionais, esteve na Venezuela durante o pleito eleitoral. Ele deve retornar ao Brasil nesta terça para que o país formalize sua posição em relação ao resultado.

Antes de voltar a solo brasileiro, Amorim se reuniu com as equipes de Nicolás Maduro e Edmundo González, candidato da oposição no país.

Na segunda, o Itamaraty pediu que brasileiros residentes, a caminho ou com viagem marcada para a Venezuela mantenham-se atentos sobre a situação de segurança no país.

O anúncio ocorre após a população venezuelana ir até as ruas protestar contra o resultado das eleições por considerar uma fraude. O governo do Brasil pede que brasileiros evitem áreas onde se encontram os protestos e que evitem aglomerações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Escala 6x1 ganha peso estratégico para Lula e Flávio Bolsonaro no 2º turno
Proposta de redução da jornada semanal vira peça central da disputa pelo segundo turno e força a oposição a escolher entre o risco eleitoral e o bloqueio da votação
Oposição tenta adiar votação do fim da escala 6x1 no Senado
Rogério Marinho diz que votar agora “não faz bem ao país” e evita dizer como o PL vai se posicionar. O governo já contaria com os 49 votos
Em vídeo, Lula cobra Flávio sobre a escala 6x1: “quero saber como vai votar”
O presidente diz que o fim da jornada de seis dias dá descanso e convívio familiar. Governistas querem votar antes do segundo turno para expor a oposição
Votação por seção no 1º turno
Os números da disputa presidencial em cada local de votação do país estão disponíveis por estado, com base nos dados oficiais do TSE, e não indicam quem avançou ao segundo turno
Lula mira rejeição a Flávio e fala em “tesouraço” nos programas sociais
A peça da campanha liga o corte prometido pelo candidato do PL a reduções do governo Jair Bolsonaro. No último Datafolha, os dois empatavam em 45% de rejeição
PL cresce no Congresso e pesa sobre quem vencer
Maior bancada da legenda altera comando de comissões e o custo político de Flávio ou Lula no segundo turno
Carregando..