Oposição no Senado quer convocar Mauro Vieira por “omissão” do governo sobre Venezuela

O objetivo é cobrar um posicionamento concreto do Brasil em relação ao resultado eleitoral na Venezuela
Por: Brado Jornal 30.jul.2024 às 10h20
Oposição no Senado quer convocar Mauro Vieira por “omissão” do governo sobre Venezuela
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), representando a oposição no Senado, disse na rede social X, nesta terça-feira (30/7), que vai apresentar um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O objetivo é cobrar um posicionamento concreto do Brasil em relação ao resultado eleitoral na Venezuela.

“Diante da omissão, do silêncio, da conivência e da falta de reação perante o novo golpe perpetrado por Maduro em sua ditadura na Venezuela, vamos propor a convocação do ministro das Relações Exteriores no Senado com urgência. Para tentar explicar o inexplicável”, disse o senador em sua publicação.

Desde domingo (28), quando Nicolás Maduro foi declarado presidente reeleito, diferentes países e a oposição do país contestam o resultado eleitoral. O órgão que o proclamou reeleito é coordenado pelo Executivo.

O Brasil publicou uma nota na segunda (29) sem reconhecer a vitória de Maduro, pedindo a divulgação de todas as atas eleitorais para confirmar o resultado, o que ainda não ocorreu.


Retorno de representante brasileiro

Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente da República do Brasil para assuntos internacionais, esteve na Venezuela durante o pleito eleitoral. Ele deve retornar ao Brasil nesta terça para que o país formalize sua posição em relação ao resultado.

Antes de voltar a solo brasileiro, Amorim se reuniu com as equipes de Nicolás Maduro e Edmundo González, candidato da oposição no país.

Na segunda, o Itamaraty pediu que brasileiros residentes, a caminho ou com viagem marcada para a Venezuela mantenham-se atentos sobre a situação de segurança no país.

O anúncio ocorre após a população venezuelana ir até as ruas protestar contra o resultado das eleições por considerar uma fraude. O governo do Brasil pede que brasileiros evitem áreas onde se encontram os protestos e que evitem aglomerações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
TSE manda tirar posts de Lula e Janja contra Flávio
Nunes Marques e André Mendonça veem falta de base mínima em alegações sobre programas sociais, aposentadoria, jornada e crime organizado; liminares ainda serão submetidas ao plenário
Jerônimo diz, em Jaguaquara, que prioridade será das cidades cujos prefeitos o apoiaram
Fala ocorreu em visita na quarta-feira (7), após questionamento sobre Jequié; registro circula um dia depois da confirmação da reeleição
Vorcaro diz ter pago R$ 30 milhões em filme sobre Lula para obter fundos de pensão
Relato consta de anexo de delação rejeitada pela PGR, segundo a Veja; o presidente nega ter pedido ou recebido qualquer valor
Apoio de Belle Daltro a Lula provoca confronto entre influenciadores baianos
Baiana foi alvo de críticas em Miami depois de atacar eleitores de Flávio Bolsonaro; irmão denuncia perseguição, enquanto contratos federais e estaduais com criadores de conteúdo voltam à discussão
Nunes Marques e André Mendonça mandam tirar posts de Lula, Janja e aliados
Despachos do TSE dizem que atribuir como fato certo um cenário de desamparo social a um eventual governo de Flávio Bolsonaro ultrapassa a crítica política
Foto mostra cadeira vazia reservada a Vorcaro em evento de Lula em Paris
Registro foi enviado por Walfrido Warde no dia da cerimônia de Doutor Honoris Causa; troca indica que o banqueiro não compareceu
Carregando..