Oposição no Senado quer convocar Mauro Vieira por “omissão” do governo sobre Venezuela

O objetivo é cobrar um posicionamento concreto do Brasil em relação ao resultado eleitoral na Venezuela
Por: Brado Jornal 30.jul.2024 às 10h20
Oposição no Senado quer convocar Mauro Vieira por “omissão” do governo sobre Venezuela
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), representando a oposição no Senado, disse na rede social X, nesta terça-feira (30/7), que vai apresentar um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O objetivo é cobrar um posicionamento concreto do Brasil em relação ao resultado eleitoral na Venezuela.

“Diante da omissão, do silêncio, da conivência e da falta de reação perante o novo golpe perpetrado por Maduro em sua ditadura na Venezuela, vamos propor a convocação do ministro das Relações Exteriores no Senado com urgência. Para tentar explicar o inexplicável”, disse o senador em sua publicação.

Desde domingo (28), quando Nicolás Maduro foi declarado presidente reeleito, diferentes países e a oposição do país contestam o resultado eleitoral. O órgão que o proclamou reeleito é coordenado pelo Executivo.

O Brasil publicou uma nota na segunda (29) sem reconhecer a vitória de Maduro, pedindo a divulgação de todas as atas eleitorais para confirmar o resultado, o que ainda não ocorreu.


Retorno de representante brasileiro

Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial do presidente da República do Brasil para assuntos internacionais, esteve na Venezuela durante o pleito eleitoral. Ele deve retornar ao Brasil nesta terça para que o país formalize sua posição em relação ao resultado.

Antes de voltar a solo brasileiro, Amorim se reuniu com as equipes de Nicolás Maduro e Edmundo González, candidato da oposição no país.

Na segunda, o Itamaraty pediu que brasileiros residentes, a caminho ou com viagem marcada para a Venezuela mantenham-se atentos sobre a situação de segurança no país.

O anúncio ocorre após a população venezuelana ir até as ruas protestar contra o resultado das eleições por considerar uma fraude. O governo do Brasil pede que brasileiros evitem áreas onde se encontram os protestos e que evitem aglomerações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Após denúncia de Sandro Filho, MP Eleitoral abre apuração sobre possível showmício de Daniela Mercury em Salvador
O Ministério Público Eleitoral (MPE) instaurou, nesta terça-feira (20), um procedimento administrativo para apurar a realização de um possível showmício durante o ato “Artistas pela Democracia”, realizado no último domingo (18), em Salvador
Flávio e Lula intensificam confronto por sigilos
Candidatos cumprem agendas em São Paulo, Ceará e Minas e formalizam debate sobre abertura de dados bancários e fiscais
Campanha de Lula aceita condições de Flávio para abertura de sigilos
Documento será protocolado no TSE nesta quinta-feira; Camilo Santana afirma que petista não se opõe a nenhuma exigência
Datafolha mostra Flávio e Lula empatados com 50% dos votos válidos a três dias da eleição
Nos votos totais, senador tem 47% e presidente, 46%; diferença caiu em relação à rodada da semana passada
Pesquisa PoderData: Flávio tem 51% e Lula, 49%
Levantamento aponta diferença de dois pontos percentuais entre os candidatos; margem de erro é de 1,6 ponto percentual
Brasil reassume posição de devedor externo
As reservas internacionais ficam abaixo da dívida externa pela primeira vez em quase duas décadas, reduzindo a folga cambial do país
Carregando..