PT reconhece 'vitória' de Maduro

Em sua declaração, partido enfatizou a necessidade de Nicolás manter um diálogo aberto com a oposição, visando a resolução dos desafios enfrentados pelo país
Por: Brado Jornal 30.jul.2024 às 08h13
PT reconhece 'vitória' de Maduro
Foto: Ricardo Stuckert/Agência Brasil

O PT reconheceu na noite desta segunda-feira (29) a vitória do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (Partido Socialista Unido de Venezuela). Em nota, a legenda “saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral” e diz que o pleito foi uma “jornada importadora, democrática e sóbria”.

“É importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida danos por sanções ilegais”, diz o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O PT também afirma que “seguirá vigilante” para contribuir para que os problemas da América Latina e Caribe “sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa”.

Lula, principal nome da legenda, ainda não se manifestou. O governo brasileiro segue em cima do muro. Anunciou que só irá se pronunciar depois que o CNE (Conselho Nacional Eleitoral), órgão venezuelano controlado pelo regime chavista, divulgar os dados integrais das eleições, o que pode ser feito até 6ª feira (2.ago).

Diferentemente do Brasil, ao menos 10 países das Américas não reconhecem o pleito e cobram transparência na apuração das urnas (leia no infográfico mais abaixo).

A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, reivindicou nesta 2ª feira (29.jul) vitória nas eleições presidenciais de domingo (28.jul) e afirmou que pode provar fraude na reeleição de Maduro para mais um mandato de 6 anos.


Leia a íntegra da nota do PT:

“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolas Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolas Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.

Executiva Nacional do PT.”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump prejudica Bolsonaro ao tentar defendê-lo, dizem aliados
Tentativa de apoio com tarifa de 50% contra Brasil intensifica desgaste do ex-presidente
EUA abrem investigação contra Pix e comércio da 25 de Março
Governo Trump aponta práticas desleais que afetariam empresas americanas
Portugal endurece regras de imigração e impacta brasileiros
Novas medidas restringem regularização e reagrupamento familiar
Moraes mantém aumento do IOF e frustra Congresso
Decisão do STF garante vitória ao governo Lula, mas veta cobrança sobre risco sacado
Ex-prefeito Cafu Barreto deve restituir R$ 830 mil ao erário
Irregularidades em contratação de serviços médicos em Ibititá motivam decisão do TCM-BA
Tarifa de Trump ameaça 10 mil empregos na indústria baiana
Setores como celulose, pneus e cacau enfrentam desafios com taxação de 50%
Carregando..