Governo prepara decreto para tentar reduzir o preço do gás natural no País

Regulação da ANP nas tarifas de escoamento é um dos principais itens
Por: Brado Jornal 26.ago.2024 às 10h30
Governo prepara decreto para tentar reduzir o preço do gás natural no País
Fábio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinará nesta segunda-feira (26) um decreto com o objetivo de reduzir o preço do gás natural no país. Um dos principais itens é a nova regra para as etapas de escoamento e tratamento do gás, que deve ter precificação regulada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

O texto é fruto das discussões do programa Gás para Empregar, criado pelo governo em 2023. A minuta do decreto será apreciada durante a reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética nesta segunda-feira, no Ministério de Minas e Energia. O texto final será assinado por Lula em cerimônia depois da reunião. 


Dentre as medidas consideradas principais para o governo estão:

  • a nova regulação para as etapas de escoamento e tratamento do gás natural; e
  • a permissão para a PPSA (Pré-Sal Petróleo SA) acessar os dutos e unidades de processamento, podendo vender direto ao mercado.


A PPSA recebe em nome da União uma parcela do gás natural produzido nos campos de pré-sal operados no regime de partilha. Ela vende esse gás para as próprias produtoras (como a Petrobras) ainda na fonte, uma vez que não pode escoá-lo para comercialização direta ao mercado.

Com a nova regulação, a PPSA poderá contratar os dutos de escoamento da Petrobras para escoar a sua parcela, e também as unidades de tratamento. Assim, o governo espera que a estatal entre no setor de comercialização de gás com preços competitivos. 

Mas é na nova precificação dos custos de escoamento e tratamento que o governo espera a maior redução de preços. O modelo foi inspirado no setor elétrico, onde a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) regula os preços de toda a cadeia, da geração à distribuição. 

Em abril deste ano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou ser possível reduzir em 25% o preço do gás com uma regulação das tarifas cobradas pela Petrobras pelo uso dos gasodutos marítimos e das unidades de processamento, assim como já existe em outros elos da cadeia.

Um estudo da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) usado para basear o decreto mostrou que 60% do custo do gás no Brasil é proveniente das etapas desenvolvidas pela Petrobras. Porém, desse total, só 14% equivale à despesa com a extração de fato.

Segundo o estudo, a maior parte do preço (46%) representa a cobrança da Petrobras pelo uso dos gasodutos marítimos de escoamento e das unidades de tratamento de gás que a estatal tem na costa brasileira. O transporte pelo país e a distribuição local nos Estados e cidades correspondem a 20% do preço. 

Na prática, agora a ANP vai regular as tarifas de escoamento e processamento da Petrobras nos mesmos moldes do que ocorre nas etapas de transporte e de distribuição, em que os preços são fixados pela agência em processos de revisão tarifária que consideram custos, depreciação e amortização dos ativos e margem de lucro.  

A medida, na avaliação do governo, vai “combater abusos”. A Petrobras participou das negociações e, no último instante, aceitou os termos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Entraves na aviação regional complicam acesso à COP30 em Belém
Aumento de 30% na oferta de voos para a capital paraense não evita preços elevados e múltiplas conexões para participantes do evento
Alterações no Projeto Antifacção preocupam PF e Judiciário por possível proteção a apurações de emendas
PF monitora com apreensão mudanças propostas pelo relator no PL Antifacção
Moraes Suspende Investigação Sobre Moradores Que Transportaram Corpos Após Operação Policial No Rio
Decisão Do Stf Exige Paralisação Imediata Da Apuração Pela Polícia Civil E Relato Detalhado Em Dois Dias
Primeira Turma do STF inicia julgamento de acusados no núcleo 3 do plano golpista
Supremo analisa denúncia contra nove militares do Exército e um policial federal envolvidos na tentativa de golpe durante o governo Bolsonaro
Empresário suspeito de fraude em aposentadorias tem aparelho telefônico confiscado pela CPMI do INSS
Ação visa preservar provas em esquema bilionário de desvios no instituto previdenciário
STF rejeita tentativa de Renato Cariani de suspender processo por tráfico em São Paulo
Influenciador do setor fitness responde a acusações de associação para o tráfico, lavagem de capitais e tráfico de drogas na Justiça estadual
Carregando..