PF deflagra operação contra grupo acusado de contrabando de eletrônicos em Salvador

Operação também acontece em Teresina e Belém
Por: Brado Jornal 04.set.2024 às 10h18
PF deflagra operação contra grupo acusado de contrabando de eletrônicos em Salvador
Rafa Neddemeyer/Agência Brasil

A Corregedoria da Receita Federal do Brasil, em conjunto com a Polícia Federal, deflagrou nesta quarta-feira, 04 de setembro, a operação Handbrake, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em contrabando e descaminho de produtos eletrônicos de alto valor agregado. As investigações identificaram a participação de servidores da Receita Federal do Brasil no esquema de facilitação da entrada irregular dessas mercadorias em unidades aeroportuárias.

A ação contou com a participação de 14 servidores da Corregedoria e mais de 60 policiais federais, que cumpriram 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Belém, Teresina e Salvador. Como resultado, quatro servidores da Receita Federal foram afastados judicialmente de suas funções.

A organização criminosa operava com um esquema estruturado, envolvendo elementos responsáveis pelo envio dos bens do exterior e outros pela receptação e distribuição no Brasil, com a colaboração de servidores da Receita Federal para garantir a não fiscalização dos produtos. Estima-se que o grupo tenha movimentado aproximadamente R$ 70 milhões em um ano.

A Receita Federal do Brasil, por meio de sua Corregedoria, reafirma seu firme compromisso com a defesa da integridade do órgão e a valorização de seus servidores, que em sua imensa maioria, atuam de forma ética e profissional.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Protesto na Paulista repudia Trump e Bolsonaro
Manifestantes criticam tarifas dos EUA e defendem soberania brasileira
Em jantar privado, podcaster pressiona Trump para aliviar deportações de trabalhadores migrantes
Rogan, de 57 anos, que nega qualquer filiação política formal e se identifica apenas como “americano”, foi uma figura-chave na campanha de Trump
Brasil avalia medidas não-tarifárias contra tarifas de Trump
Governo estuda resposta a sobretaxa dos EUA sem impacto inflacionário
Tarifa de Trump sobre Brasil favorece Lula, avalia Maílson da Nóbrega
O economista afirmou que a medida de Trump é um “presente” para Lula
Zema defende Bolsonaro, ataca STF e rejeita tarifas de Trump
Governador de Minas critica “motivação política” em processo contra ex-presidente, mas condena taxação dos EUA
Trump eleva tarifas e pode cortar R$ 110 bilhões das exportações do Brasil, aponta BTG
De acordo com um relatório elaborado pela equipe do economista-chefe Mansueto Almeida, a projeção considera que parte das exportações afetadas poderá ser redirecionada a outros mercados nos próximos trimestres
Carregando..