CNJ anuncia mutirão para revisar prisões por porte de maconha após STF definir limite de 40g

Agora, indivíduos que possuírem até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas de cannabis são considerados usuários, o que implica que a posse não é mais tratada como crime
Por: Brado Jornal 01.out.2024 às 10h55
CNJ anuncia mutirão para revisar prisões por porte de maconha após STF definir limite de 40g
Valter Campanato/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou a realização de um mutirão em novembro para revisar casos de prisões relacionadas ao porte de maconha. Essa iniciativa surge após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu que 40 gramas é o limite que diferencia usuários de traficantes. O mutirão será realizado em colaboração com as Defensorias Públicas e focará em processos de réus que estão em regime fechado e semiaberto. A revisão abrangerá aproximadamente 65 mil processos, incluindo aqueles que envolvem o porte de até 40 gramas de maconha, além de casos de tentativa de fuga, brigas, posse de celular e outras infrações graves. Para facilitar essa triagem, o CNJ utilizará o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), que permitirá uma análise mais eficiente dos casos.

A decisão do STF não legaliza o uso de maconha, mas redefine a forma como a lei trata o consumo da substância. Agora, indivíduos que possuírem até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas de cannabis são considerados usuários, o que implica que a posse não é mais tratada como crime, mas sim como uma infração sujeita a sanções administrativas. É importante ressaltar que, mesmo com a nova definição, a posse de equipamentos como balanças de precisão pode resultar em acusações de tráfico, mesmo que a quantidade de maconha esteja abaixo do limite estabelecido. Essa mudança na abordagem legal visa desonerar o sistema penal de casos que envolvem usuários, mas mantém a vigilância sobre práticas que possam indicar tráfico de drogas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Relatório da CPI do Crime pede indiciamento de Toffoli, Moraes e Gilmar
Documento final da comissão parlamentar acusa três ministros do Supremo Tribunal Federal de envolvimento em irregularidades e recomenda investigação contra eles e o procurador-geral da República.
"Salvador agora tem lei para organizar os fios e cabos suspensos", comemora Alexandre Aleluia
Salvador ganha lei para acabar com a “teia de fios” nos postes da cidade
Otto Alencar vota contra indiciamento de ministros do STF
Senador baiano integra maioria que derrubou relatório de CPI do Crime Organizado no Senado
ACM Neto acusa Rui Costa de tramar contra Jerônimo e ironiza apelido
Ex-prefeito de Salvador dispara críticas ao ex-governador durante entrevista e questiona sua credibilidade política
Flávio Bolsonaro promete relação saudável com Israel a partir de 2027
Senador critica Lula por postura antissemita, defende aproximação com o país e lança Frente Parlamentar Brasil-Israel durante evento em Brasília
Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente de Lula em pesquisa
Senador do PL lidera por pequena margem em cenário de segundo turno, mas empate técnico persiste segundo levantamento Genial/Quaest
Carregando..