CNJ anuncia mutirão para revisar prisões por porte de maconha após STF definir limite de 40g

Agora, indivíduos que possuírem até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas de cannabis são considerados usuários, o que implica que a posse não é mais tratada como crime
Por: Brado Jornal 01.out.2024 às 10h55
CNJ anuncia mutirão para revisar prisões por porte de maconha após STF definir limite de 40g
Valter Campanato/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou a realização de um mutirão em novembro para revisar casos de prisões relacionadas ao porte de maconha. Essa iniciativa surge após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu que 40 gramas é o limite que diferencia usuários de traficantes. O mutirão será realizado em colaboração com as Defensorias Públicas e focará em processos de réus que estão em regime fechado e semiaberto. A revisão abrangerá aproximadamente 65 mil processos, incluindo aqueles que envolvem o porte de até 40 gramas de maconha, além de casos de tentativa de fuga, brigas, posse de celular e outras infrações graves. Para facilitar essa triagem, o CNJ utilizará o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), que permitirá uma análise mais eficiente dos casos.

A decisão do STF não legaliza o uso de maconha, mas redefine a forma como a lei trata o consumo da substância. Agora, indivíduos que possuírem até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas de cannabis são considerados usuários, o que implica que a posse não é mais tratada como crime, mas sim como uma infração sujeita a sanções administrativas. É importante ressaltar que, mesmo com a nova definição, a posse de equipamentos como balanças de precisão pode resultar em acusações de tráfico, mesmo que a quantidade de maconha esteja abaixo do limite estabelecido. Essa mudança na abordagem legal visa desonerar o sistema penal de casos que envolvem usuários, mas mantém a vigilância sobre práticas que possam indicar tráfico de drogas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Rubio classifica Nicarágua como ditadura após anúncio de Ortega
Diplomata americano defende direito do povo a eleições livres e convoca comunidade internacional a pressionar regime de Manágua; presidente descartou pleitos e prometeu barreiras legais contra opositores
Real Time Big Data mostra Renan Santos em alta na corrida presidencial
Candidato do Partido Missão registra 9% das intenções de voto em levantamento nacional, com alta de três pontos percentuais
Flávio conversa com Ciro Nogueira e marca encontro em última tentativa de aliança
Senador bolsonarista busca apoio da federação PP-União Brasil para sua pré-candidatura à Presidência e oferece vice
Flávio Bolsonaro volta a criticar urnas eletrônicas durante encontro com diplomatas
O senador e pré-candidato à Presidência (PL-RJ) levantou dúvidas sobre o sistema de votação durante encontro com diplomatas estrangeiros.
Deputado critica Rui Costa por demora em obras na BR-324
Paulo Azi cobra promessas não cumpridas na rodovia e destaca fracasso da concessão iniciada em 2009
Wagner confirma chance de Lula na convenção estadual do PT
Senador baiano diz que presidente ainda não tem decisão final sobre presença no evento
Carregando..