CNJ anuncia mutirão para revisar prisões por porte de maconha após STF definir limite de 40g

Agora, indivíduos que possuírem até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas de cannabis são considerados usuários, o que implica que a posse não é mais tratada como crime
Por: Brado Jornal 01.out.2024 às 10h55
CNJ anuncia mutirão para revisar prisões por porte de maconha após STF definir limite de 40g
Valter Campanato/Agência Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou a realização de um mutirão em novembro para revisar casos de prisões relacionadas ao porte de maconha. Essa iniciativa surge após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que estabeleceu que 40 gramas é o limite que diferencia usuários de traficantes. O mutirão será realizado em colaboração com as Defensorias Públicas e focará em processos de réus que estão em regime fechado e semiaberto. A revisão abrangerá aproximadamente 65 mil processos, incluindo aqueles que envolvem o porte de até 40 gramas de maconha, além de casos de tentativa de fuga, brigas, posse de celular e outras infrações graves. Para facilitar essa triagem, o CNJ utilizará o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), que permitirá uma análise mais eficiente dos casos.

A decisão do STF não legaliza o uso de maconha, mas redefine a forma como a lei trata o consumo da substância. Agora, indivíduos que possuírem até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas de cannabis são considerados usuários, o que implica que a posse não é mais tratada como crime, mas sim como uma infração sujeita a sanções administrativas. É importante ressaltar que, mesmo com a nova definição, a posse de equipamentos como balanças de precisão pode resultar em acusações de tráfico, mesmo que a quantidade de maconha esteja abaixo do limite estabelecido. Essa mudança na abordagem legal visa desonerar o sistema penal de casos que envolvem usuários, mas mantém a vigilância sobre práticas que possam indicar tráfico de drogas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeito de Teixeira de Freitas, eleito com ACM Neto, declara apoio a Jerônimo após questionamentos nas contas
Marcelo Belitardo (União Brasil) participou nesta semana de carreata do governador Jerônimo Rodrigues (PT). A esposa, Penélope Belitardo, é candidata a deputada estadual. A mudança de alinhamento ocorre enquanto a gestão enfrenta pareceres pela rejeição de contas e CPIs na Câmara.
Quaest: 49% não veem Lula como honesto
Flávio Bolsonaro aparece com 42% de avaliação negativa; demais presidenciáveis são pouco conhecidos
Belitardo responde após ato com Jerônimo e questionamentos sobre contas em Teixeira de Freitas
Em resposta enviada após a divulgação do caso, o prefeito afirmou que a reeleição “foi fruto do reconhecimento do trabalho realizado na cidade, e não por conta de discurso de oposição ou apoio de partido político”.
Ala de Moraes tenta ampliar crise e disputar comando das apurações
Estratégia busca deslocar o foco do ministro para a rede de relações de Vorcaro no tribunal e misturar os processos
Ed Sheeran perde aberturas após discurso pró-Palestina
Afastamento de Macklemore da turnê Loop provocou a saída em cadeia de outros artistas
Lula diz que quem errou no STF tem de pagar
Presidente afirma que não indicou Moraes, Kassio e Mendonça e elogia atuação do ministro no TSE em 2022
Carregando..