Planos de saúde com duas mensalidades atrasadas serão cancelados

A partir de dezembro de 2024, planos de saúde serão cancelados após duas mensalidades atrasadas, consecutivas ou não
Por: Brado Jornal 03.dez.2024 às 10h26
Planos de saúde com duas mensalidades atrasadas serão cancelados
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) implementou novas regras que visam endurecer as condições para o cancelamento de planos de saúde. A partir de 1º de dezembro de 2024, qualquer plano com duas mensalidades não pagas, consecutivas ou não, poderá ser cancelado. Essa medida aplica-se a contratos de planos de saúde individuais, familiares e coletivos empresariais.

Para contratos firmados até 30 de novembro de 2024, as regras permanecem as mesmas. O cancelamento só ocorrerá se o pagamento ficar em atraso por mais de 60 dias, consecutivos ou não, durante os últimos 12 meses de vigência do contrato.

Além do cancelamento, a ANS também estabeleceu novos critérios para a notificação de inadimplência. Agora, os beneficiários poderão ser informados por e-mail, SMS e WhatsApp, sendo que a notificação será considerada válida apenas se o cliente confirmar que leu a mensagem. As operadoras também poderão realizar ligações telefônicas gravadas e enviar cartas com aviso de recebimento.

Em casos de falhas por parte da operadora, como a não emissão de boletos, o período de erro não será considerado para o cancelamento do contrato, o que garante maior proteção ao beneficiário.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF julga Carla Zambelli por invasão de sistema e falsidade ideológica
Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), Zambelli teria orquestrado a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Michelle Bolsonaro agradece apoio durante internação de Jair Bolsonaro
Bolsonaro recebeu os primeiros cuidados no Hospital Municipal de Santa Cruz e, posteriormente, foi levado ao Hospital Rio Grande, em Natal.
Insegurança agrava crise no governo petista de Jerônimo Rodrigues na Bahia
Jerônimo acumula polêmicas que fragilizam sua gestão
Carregando..