Tarcísio rejeita pressão para afastar Derrite e defende ajustes na segurança pública

Governador de SP afirma que ajustes no sistema de segurança estão em curso, mas exoneração do secretário não é a solução
Por: Brado Jornal 04.dez.2024 às 10h11
Tarcísio rejeita pressão para afastar Derrite e defende ajustes na segurança pública
Paulo Pinto/Agência Brasil

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), negou nesta terça-feira (3) a possibilidade de afastamento do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, após a intensificação da pressão de partidos de oposição, motivada por recentes casos de violência policial no estado. Em entrevista à CNN Brasil, Tarcísio afirmou que o foco do governo é buscar soluções eficazes para evitar novas ocorrências de violência, sem recorrer a medidas precipitadas como a exoneração de Derrite.

“Temos ações a tomar, sem dúvida. Mas não é esse o caminho”, destacou o governador. A declaração ocorre após uma série de incidentes graves, como o caso de um homem lançado de uma ponte por policiais militares e a morte de outro, cometido por um policial à paisana após o roubo de sabão em pó. Ambos os episódios geraram forte repercussão e aumentaram as cobranças por respostas rápidas e eficazes por parte do governo estadual.

Tarcísio ressaltou que sua gestão está focada em realizar ajustes e em uma "profunda reflexão" sobre as falhas no sistema de segurança. "Na adversidade, temos que procurar juntar, não espalhar", disse, enfatizando a importância de uma análise cuidadosa das ações do governo.

Ao ser questionado sobre as críticas e sugestões para a remoção de Derrite, o governador reafirmou que sua gestão não tolerará desvios de conduta, mas que o foco será em evitar que casos semelhantes aconteçam no futuro. “A reflexão é sobre como evitar. O que está sendo interpretado de forma equivocada no respaldo que se dá ao combate ao crime?”, questionou Tarcísio, que também destacou a importância de ações bem planejadas, sem "pirotecnia" ou decisões apressadas.

Em relação à fiscalização das ações dos policiais, Tarcísio afirmou que o governo paulista está investindo em tecnologia para monitorar as operações. Ele anunciou a compra de 12 mil câmeras corporais para policiais, com planos de aumentar esse número para 15 mil em breve, como parte da estratégia para garantir maior transparência e evitar abusos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF julga Carla Zambelli por invasão de sistema e falsidade ideológica
Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), Zambelli teria orquestrado a invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Michelle Bolsonaro agradece apoio durante internação de Jair Bolsonaro
Bolsonaro recebeu os primeiros cuidados no Hospital Municipal de Santa Cruz e, posteriormente, foi levado ao Hospital Rio Grande, em Natal.
Insegurança agrava crise no governo petista de Jerônimo Rodrigues na Bahia
Jerônimo acumula polêmicas que fragilizam sua gestão
Carregando..