O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não recebeu convite para a posse de Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro nos Estados Unidos. A representação oficial do Brasil ficará a cargo da embaixadora brasileira em Washington, Maria Luiza Viotti. Embora a ausência de Lula já fosse esperada, a tradição dos Estados Unidos em convidar apenas os embaixadores para esses eventos foi reforçada, apesar de Trump ter quebrado essa norma em sua última posse, ao convidar líderes como Xi Jinping, presidente da China, e Javier Milei, presidente da Argentina.
Por outro lado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi convidado para a cerimônia e solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a liberação de seu passaporte, que encontra-se apreendido desde fevereiro de 2024, em decorrência de investigações relacionadas aos atos de 8 de janeiro. Moraes, no entanto, exigiu que o ex-presidente apresentasse um convite formal para o evento. Em resposta, a defesa de Bolsonaro forneceu documentos que indicam um convite recebido por meio do deputado Eduardo Bolsonaro.
Caso a solicitação de Bolsonaro seja negada, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro deverá representá-lo na posse de Trump, que ocorrerá na próxima segunda-feira.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...