Lula não será convidado para posse de trump; Bolsonaro solicita liberação de passaporte

Embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Viotti, representará o país no evento; ex-presidente Bolsonaro tenta obter permissão para comparecer à cerimônia
Por: Brado Jornal 14.jan.2025 às 08h36
Lula não será convidado para posse de trump; Bolsonaro solicita liberação de passaporte
Alan Santos/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não recebeu convite para a posse de Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro nos Estados Unidos. A representação oficial do Brasil ficará a cargo da embaixadora brasileira em Washington, Maria Luiza Viotti. Embora a ausência de Lula já fosse esperada, a tradição dos Estados Unidos em convidar apenas os embaixadores para esses eventos foi reforçada, apesar de Trump ter quebrado essa norma em sua última posse, ao convidar líderes como Xi Jinping, presidente da China, e Javier Milei, presidente da Argentina.

Por outro lado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi convidado para a cerimônia e solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a liberação de seu passaporte, que encontra-se apreendido desde fevereiro de 2024, em decorrência de investigações relacionadas aos atos de 8 de janeiro. Moraes, no entanto, exigiu que o ex-presidente apresentasse um convite formal para o evento. Em resposta, a defesa de Bolsonaro forneceu documentos que indicam um convite recebido por meio do deputado Eduardo Bolsonaro.

Caso a solicitação de Bolsonaro seja negada, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro deverá representá-lo na posse de Trump, que ocorrerá na próxima segunda-feira.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Líder comunitária de favela em São Paulo, detida por possível vínculo ao PCC, é recebida por Lula
Encontro no Planalto destaca discussões sobre segurança e direitos sociais em comunidades periféricas
Supremo condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe
Como a soma ultrapassa 8 anos, Bolsonaro deverá iniciar o cumprimento da pena em regime fechado.
Lula responde a Trump e destaca soberania do Brasil em evento energético
Soberania e infraestrutura: presidente celebra conexão de Roraima ao sistema nacional
Temer destaca voto de Fux como crucial para Bolsonaro em julgamento no STF
“Fux está absolvendo todos até agora, o que torna seu voto extremamente relevante para Bolsonaro”, afirmou Temer.
Tentativa de acesso não autorizado ao Palácio do Planalto é frustrada pela guarda presidencial
Os agentes da guarda presidencial emitiram um alerta verbal imediato para que ele interrompesse o avanço
Caixão de Charlie Kirk será levado pelo Air Force Two a Phoenix após visita da família de vice presidente dos EUA
Na noite de quinta-feira, o caixão de Kirk, de 31 anos, deve ser transportado a Phoenix, Arizona, a bordo do Air Force Two, acompanhado de familiares e amigos, conforme a fonte.
Carregando..