Lula defende programas sociais e crítica baixos salários de professores

Presidente ressalta que programas como o Pé-de-Meia não são gastos, mas investimentos para melhorar a educação e combater a pobreza
Por: Brado Jornal 15.jan.2025 às 10h14
Lula defende programas sociais e crítica baixos salários de professores
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Durante o lançamento do programa Mais Professores, na terça-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou que programas sociais como o Pé-de-Meia não devem ser encarados como gastos, mas sim como medidas necessárias para promover a inclusão social e melhorar as condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade. Lula rebateu críticas de que os programas representam "gasto com pobre" e destacou que, se não houvesse essa necessidade, ele preferiria que ninguém precisasse de ajuda, mas enfatizou a realidade de muitas crianças que são forçadas a abandonar a escola para contribuir financeiramente com suas famílias.

Em seu discurso, o presidente se concentrou na importância de valorizar a profissão docente e garantir que o ensino no Brasil tenha qualidade. O programa Mais Professores prevê bolsas mensais para estudantes de licenciatura e professores, com valores de R$ 1.050 para universitários e R$ 2.100 para docentes que aceitem trabalhar em áreas com pouca oferta de professores.

Lula também criticou o atual cenário salarial da educação, afirmando que não pode haver elogios aos professores sem que se reconheça a importância de pagar salários dignos. "Não podemos elogiar professor e, na hora de pagar o salário, pagar uma merreca", afirmou, destacando a importância de atrair os melhores profissionais para a carreira.

O presidente também falou sobre a necessidade de tornar as escolas mais atrativas e comentou sobre a restrição do uso de celulares nas escolas, criticando aqueles que propagam mentiras sobre o governo e as políticas públicas. Lula elogiou o ministro da Educação, Camilo Santana, e afirmou que o governo federal está comprometido em qualificar os professores e promover uma revolução na educação do país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ciro Nogueira relaxa em Ibiza após semana de revelações
Senador do PP aproveita viagem à Espanha em meio a denúncias sobre gastos bancados por Daniel Vorcaro
Lula ironiza Neymar e o chama de “primeiro convocado home office do mundo”
Em evento em Belo Horizonte, presidente faz brincadeira sobre a situação do jogador na Copa do Mundo
Glauber Braga critica explicação de Jaques Wagner como “inconcebível”
Deputado do Psol reage à entrevista do senador petista após operação da PF que encontrou dinheiro e tratativas sobre imóvel ligado a ex-sócio do Banco Master
Jaques Wagner nega acusações e diz que fica na liderança
Senador petista afirma que valores em dólar são de diárias e descarta benefícios de Augusto Lima
Gleisi Hoffmann diz que Jaques Wagner deve ser punido se irregularidades forem comprovadas
Presidenta nacional do PT cobra apuração rigorosa, mas defende que senador tem direito à ampla defesa
Gleisi defende punição a Jaques Wagner se houver irregularidade
Presidenta do PT diz confiar na inocência do senador, mas cobra resposta por eventuais benefícios pessoais
Carregando..