Ministra do Itamaraty minimiza declarações de Trump

Maria Laura da Rocha destaca que Brasil analisará decisões do governo americano com cautela
Por: Brado Jornal 22.jan.2025 às 07h14
Ministra do Itamaraty minimiza declarações de Trump
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra interina das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, afirmou nesta terça-feira (21) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "pode falar o que quiser", ao ser questionada sobre declarações polêmicas feitas pelo líder americano após sua posse. Rocha enfatizou que a diplomacia brasileira está comprometida em buscar convergências na relação com os EUA.

“O presidente Trump pode falar o que ele quiser, ele é presidente eleito nos Estados Unidos... Nós vamos analisar cada passo das decisões que forem sendo tomadas pelo novo governo, mas acredito que, como somos um povo que tem fé na vida, tudo vai dar certo sempre”, afirmou Rocha a jornalistas.

As declarações de Trump que motivaram o comentário ocorreram após a cerimônia de posse, na segunda-feira (20), quando ele afirmou que os Estados Unidos "não precisam" do Brasil e dos países da América Latina.

Rocha reforçou que a relação entre os dois países deve ser positiva. “[A relação é] ótima, deve ser ótima. Eles precisam da gente muito mais do que precisamos deles. Nós não precisamos deles, eles precisam de nós. Todos precisam de nós", disse o presidente americano, em outro momento de sua declaração.

Enquanto Rocha assume interinamente o comando do Itamaraty, o ministro Mauro Vieira cumpre uma intensa agenda diplomática em sete países da Comunidade do Caribe (Caricom). A missão, que antecede a Cúpula Brasil-Caribe, marcada para 13 de junho, em Brasília, inclui visitas a Trinidad e Tobago, Granada, Barbados, Antígua e Barbuda, Jamaica e Bahamas.

Além disso, Vieira viajará a Cuba na próxima sexta-feira (24) para discutir parcerias comerciais e formas de cooperação, sobretudo relacionadas à recuperação de desastres naturais. O governo brasileiro busca ampliar e diversificar os fluxos comerciais com o país caribenho.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputado Capitão Alden propõe CPI para investigar contratos do Consórcio Nordeste
Se aprovada, a CPI terá 26 titulares e 26 suplentes, com 120 dias iniciais para concluir as investigações
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
União da Indústria Audiovisual Brasileira pressiona por regulamentação de streaming
O movimento destaca que o setor audiovisual brasileiro movimenta R$ 24,5 bilhões em 2021, equivalente a 0,46% do PIB, e gera cerca de 657 mil empregos diretos e indiretos.
Rompimento do PDT com o governo Lula impacta cenário nacional e levanta questionamentos sobre aliança na Bahia
Na Bahia, o recente alinhamento do PDT com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), anunciado na última semana, torna a situação particularmente delicada.
Carregando..