Moraes nega acesso integral ao inquérito para defesa de Braga Netto

Ministro do STF rejeita pedido para acesso total aos documentos, incluindo partes sigilosas da delação de Mauro Cid
Por: Brado Jornal 23.jan.2025 às 09h20
Moraes nega acesso integral ao inquérito para defesa de Braga Netto
Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta terça-feira (21) o requerimento da defesa do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, para ter acesso integral aos documentos e mídias relacionados ao inquérito sobre a suposta tentativa de golpe no Brasil. A defesa solicitava o acesso aos trechos sigilosos da delação do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid, devido à confidencialidade de algumas partes do conteúdo.

Em sua decisão, Moraes considerou que o pedido era "prejudicado" e justificou que o amplo acesso ao processo já havia sido garantido. O ministro ressaltou que o procedimento tramita publicamente e que os advogados regularmente habilitados podem obter cópias dos documentos e mídias diretamente junto à Secretaria Judiciária do STF, onde os materiais estão disponíveis.

O pedido foi feito após a prisão de Braga Netto, no dia 14 de dezembro de 2023, dentro do inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado. A Polícia Federal apontou que o general teria tentado obter informações sobre a delação de Mauro Cid e seria peça-chave no planejamento da ação ilegal. Braga Netto foi preso preventivamente acusado de obstrução da investigação.

A defesa do ex-ministro, representada pelo advogado José Luis Oliveira Lima, destacou a necessidade de ter acesso a todos os elementos produzidos durante a investigação para garantir o pleno exercício do direito de defesa. No entanto, a decisão de Moraes impede o acesso total aos documentos sigilosos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Governo da Bahia patrocina evento com banda que faz apologia ao assassinato de Jair Bolsonaro
A banda Bozokill, formada em 2022 em Salvador, tem um histórico de letras provocativas, como a música “Mate um Minion Hoje”
Rompimento do PDT com o governo Lula impacta cenário nacional e levanta questionamentos sobre aliança na Bahia
Na Bahia, o recente alinhamento do PDT com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), anunciado na última semana, torna a situação particularmente delicada.
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Carregando..