Pacheco: "O Brasil enfrenta tempos sombrios, mas o congresso tem capacidade de superá-los"

Presidente do Congresso aponta para a importância da união política e ações do Legislativo para enfrentar retrocessos democráticos
Por: Brado Jornal 23.jan.2025 às 09h31
Pacheco:
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enviou uma mensagem nesta quinta-feira (23) destacando que, apesar das "muitas dificuldades" enfrentadas pelo Brasil, o Legislativo tem a capacidade de ajudar a superá-las. Pacheco, que não pôde comparecer ao Brazil Economic Forum Zurich 2025 devido a questões de saúde, fez um pronunciamento sobre a situação política do país e o papel do Congresso na construção de soluções.

Em sua fala, o senador abordou o cenário atual do Brasil, caracterizando-o como "muito incerto e sombrio", com um crescimento de atitudes obscurantistas e negacionistas, além de um "saudosismo" perigoso sobre o passado. Pacheco ressaltou a necessidade de unidade entre as autoridades responsáveis pelo país para combater o retrocesso democrático, tanto no Brasil quanto no exterior. “A afirmação da democracia é uma constante”, afirmou, destacando a importância do enfrentamento dessas questões.

Pacheco também mencionou algumas das principais conquistas legislativas dos últimos tempos, como a reforma tributária, a autonomia do Banco Central, a privatização da Eletrobras e o marco legal do saneamento. Para ele, esses projetos são exemplos claros de que o Congresso tem a capacidade de garantir uma gestão pública mais eficiente.

O senador enfatizou que o Congresso está comprometido com a “qualificação do gasto público” e com um Orçamento que combata privilégios e desperdícios, buscando um Estado mais eficiente. “A partir do momento que se entrega um novo sistema de arrecadação, também entregamos um novo sistema de gastos que atende aos interesses da população e garante o equilíbrio fiscal necessário para atrair investimentos internacionais”, disse Pacheco.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Bolsonaro descarta renúncia e planeja manter mandato nos EUA
Eduardo afirmou que pode “esticar” o mandato por mais três meses, sem necessidade de renúncia.
Marco Aurélio critica interpretação de Moraes sobre artigo penal contra Bolsonaro
Segundo Mello, que se aposentou em julho de 2021 após 31 anos no STF, o dispositivo legal é de caráter excepcional e não se aplica às ações de Bolsonaro e seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP
Carregando..