Ciro Nogueira: de ministro de Bolsonaro a possível aliado do PT

Senador do PP adota tom crítico à direita e avalia reeleição ao Senado no Piauí
Por: Brado Jornal 24.jan.2025 às 07h37 - Atualizado: 24.jan.2025 às 07h37
Ciro Nogueira: de ministro de Bolsonaro a possível aliado do PT
Valter Campanato/Agência Brasil

Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), tem adotado um discurso que marca distanciamento do bolsonarismo. Atualmente senador, ele criticou o ex-presidente e outros membros da direita, como o senador Marcos Pontes (PL-SP), a quem chamou de “ingrato e traidor”. Também declarou que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “não pode ser reverenciado o tempo todo”.

Em 2024, Ciro afirmou que se mantém leal a Bolsonaro, mas destacou estar “cansado da polarização” entre esquerda e direita. As declarações têm sido interpretadas como um reposicionamento político visando as eleições de 2026, quando concorrerá à reeleição ao Senado pelo Piauí.

No Piauí, estado onde tradicionalmente predomina a esquerda, Ciro terá de disputar uma das duas vagas ao Senado. O Partido dos Trabalhadores (PT), que atualmente não dispõe de nomes fortes para a disputa, considera a possibilidade de apoiar Marcelo Castro (MDB), ex-ministro de Dilma Rousseff, mas não descarta, de forma cautelosa, dialogar com Ciro.

Durante sua atuação como ministro de Bolsonaro, Ciro Nogueira foi um dos principais articuladores do governo no Congresso, responsável por defender as pautas do Planalto. Agora, suas recentes críticas ao bolsonarismo e o afastamento da direita têm gerado movimentações e análises no cenário político, com reflexos nas estratégias eleitorais de 2026.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Governo da Bahia patrocina evento com banda que faz apologia ao assassinato de Jair Bolsonaro
A banda Bozokill, formada em 2022 em Salvador, tem um histórico de letras provocativas, como a música “Mate um Minion Hoje”
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Deputado Capitão Alden propõe CPI para investigar contratos do Consórcio Nordeste
Se aprovada, a CPI terá 26 titulares e 26 suplentes, com 120 dias iniciais para concluir as investigações
União da Indústria Audiovisual Brasileira pressiona por regulamentação de streaming
O movimento destaca que o setor audiovisual brasileiro movimenta R$ 24,5 bilhões em 2021, equivalente a 0,46% do PIB, e gera cerca de 657 mil empregos diretos e indiretos.
Carregando..