Flávio Bolsonaro critica Moraes e defende Oswaldo Eustáquio

Senador acusa STF de perseguição política e compara situação à de seu pai, Jair Bolsonaro
Por: Brado Jornal 29.jan.2025 às 07h40
Flávio Bolsonaro critica Moraes e defende Oswaldo Eustáquio
Tânia Rego/Agência Brasil

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o jornalista Oswaldo Eustáquio, atualmente refugiado na Espanha, é alvo de perseguição política conduzida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Em entrevista ao Poder360, Flávio comparou a situação de Eustáquio à de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ele também considera vítima de perseguição judicial.

Eustáquio, que enfrenta acusações de ameaça, corrupção de menores e tentativa de abolição do Estado democrático de direito, terá uma audiência no Judiciário espanhol em 6 de fevereiro para decidir sobre um pedido de extradição feito por Moraes. Segundo Flávio, a decisão já estaria politicamente direcionada.

“Eu acho que o Oswaldo é um perseguido político também, mais um injustiçado. Inclusive perseguiram a filha dele, que é menor de idade”, declarou.

O senador criticou duramente o sistema jurídico brasileiro, afirmando que a situação atual seria compatível com um regime ditatorial.

“É uma distorção de tudo que já vimos aqui no Estado Democrático de Direito. A democracia está sendo supostamente defendida por quem a viola. O discurso é bonito, mas a prática não”, afirmou.

Flávio também pediu ajuda ao deputado espanhol Santiago Abascal, do partido Vox, para que intervenha em defesa de Eustáquio. Segundo ele, a permanência do jornalista na Espanha seria uma forma de evitar um "julgamento previamente condenado" no Brasil.

"Já tem a pena pré-estabelecida e as provas que ele quiser produzir para condenar do jeito que quiser. Isso só acontece em ditaduras", declarou.

A extradição de Eustáquio foi solicitada em outubro de 2022, mas até o momento não há condenação formal. Flávio Bolsonaro reforçou que o Brasil estaria se tornando um "motivo de vergonha mundial" por supostamente utilizar a máquina pública para perseguir opositores políticos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Marco Aurélio critica interpretação de Moraes sobre artigo penal contra Bolsonaro
Segundo Mello, que se aposentou em julho de 2021 após 31 anos no STF, o dispositivo legal é de caráter excepcional e não se aplica às ações de Bolsonaro e seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP
Eduardo Bolsonaro descarta renúncia e planeja manter mandato nos EUA
Eduardo afirmou que pode “esticar” o mandato por mais três meses, sem necessidade de renúncia.
Carregando..