Divisão na direita se acirra após votação para presidência da Câmara

Bolsonaro acusa "traições" no PL e critica deserções em apoio a Van Hattem
Por: Brado Jornal 03.fev.2025 às 09h06
Divisão na direita se acirra após votação para presidência da Câmara
Valter Campanato/Agência Brasil

Jair Bolsonaro está convencido de que deputados do PL não seguiram sua orientação para votar em Hugo Motta (Republicanos) à presidência da Câmara dos Deputados. Em conversas reservadas, o ex-presidente apontou "traições" ao analisar os 33 votos recebidos por Marcel Van Hattem (Novo). Como o partido Novo tem apenas quatro parlamentares, Bolsonaro avalia que a maior parte dos votos veio de "deserções" dentro do PL.

A eleição para o comando da Câmara ocorreu em votação secreta, o que intensificou as suspeitas. A situação revelou um racha crescente entre duas alas da direita: uma que busca alianças pragmáticas com o Centrão e outra que mantém uma postura ideológica intransigente.

O episódio gerou embates públicos. Ricardo Salles (Novo), ex-ministro de Bolsonaro, celebrou os votos recebidos por Van Hattem, afirmando que eles representaram "princípios sólidos da direita liberal conservadora".

Eduardo Bolsonaro rebateu: "Você teve mais votos de deputados do PL do que do seu próprio partido. Um político que se elegeu fazendo vídeo com Bolsonaro, mas atua divergindo dele, não tem moral para falar dos outros."

Mario Frias (PL) também atacou Van Hattem, acusando-o de buscar palanque para 2026: "O teatro criado nas eleições das casas tinha o objetivo de garantir votos para vocês em 2026."

Bolsonaro optou por apoiar Hugo Motta e Davi Alcolumbre no Senado, numa estratégia para assegurar vice-presidências e assentos em comissões importantes. Entretanto, setores conservadores criticaram essa aliança, argumentando que era incoerente apoiar candidaturas que contaram com o aval do governo Lula.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Rompimento do PDT com o governo Lula impacta cenário nacional e levanta questionamentos sobre aliança na Bahia
Na Bahia, o recente alinhamento do PDT com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), anunciado na última semana, torna a situação particularmente delicada.
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Governo da Bahia patrocina evento com banda que faz apologia ao assassinato de Jair Bolsonaro
A banda Bozokill, formada em 2022 em Salvador, tem um histórico de letras provocativas, como a música “Mate um Minion Hoje”
Carregando..