PGR deve denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe ainda em fevereiro

Com base em investigações da PF, ex-presidente Jair Bolsonaro pode ser acusado de golpear o Estado, com julgamento do STF previsto para 2025
Por: Brado Jornal 03.fev.2025 às 10h08
PGR deve denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe ainda em fevereiro
ALAN SANTOS/AGÊNCIA BRASIL

A Procuradoria-Geral da República (PGR) está prestes a apresentar uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado. A expectativa é de que o processo aconteça nos próximos dias, com a possível denúncia ainda em fevereiro, conforme informações publicadas pela CNN Brasil.

Membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional aguardam a formalização da denúncia, que se baseia nas investigações da Polícia Federal (PF) sobre um suposto plano para subverter a ordem democrática no Brasil. Até o momento, o ex-presidente e outros membros de sua gestão foram indiciados pela PF, mas a formalização da acusação depende agora da análise do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Fontes no STF indicam que o caso deve ser finalizado em 2025, com o objetivo de não interferir na campanha eleitoral do próximo ano. Para acelerar o processo, há a possibilidade de Gonet dividir as denúncias em etapas, permitindo uma análise mais célere pelo Supremo. O STF será responsável por avaliar se as evidências justificam a transformação dos investigados em réus e, posteriormente, pelo julgamento do mérito das acusações de tentativa de golpe.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Marco Aurélio critica interpretação de Moraes sobre artigo penal contra Bolsonaro
Segundo Mello, que se aposentou em julho de 2021 após 31 anos no STF, o dispositivo legal é de caráter excepcional e não se aplica às ações de Bolsonaro e seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP
Eduardo Bolsonaro descarta renúncia e planeja manter mandato nos EUA
Eduardo afirmou que pode “esticar” o mandato por mais três meses, sem necessidade de renúncia.
Carregando..