Lula afirma que seus vetos são imparciais e defende mais investimentos em educação

Presidente discursa em evento com governadores e prefeitos, garantindo que não faltarão recursos para a recuperação da educação e rebate críticas sobre a gestão do setor
Por: Brado Jornal 11.fev.2025 às 09h50
Lula afirma que seus vetos são imparciais e defende mais investimentos em educação
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em seu primeiro encontro com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que seus vetos não são baseados em ideologia, partido ou religião, buscando distanciar sua postura política de acusações de parcialidade. A fala ocorreu após Motta minimizar os eventos de 8 de janeiro de 2023, que foram caracterizados como tentativa de golpe de Estado.

Lula, em cerimônia realizada em Brasília nesta segunda-feira (10), onde entregou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, afirmou que seus vetos têm um caráter republicano, sem viés ideológico ou partidário, destacando a importância da educação como prioridade em seu governo.

“Não é uma manifestação qualquer. É uma manifestação republicana, sem vetos ideológicos, partidários, religiosos ou de gênero”, disse o presidente, reafirmando seu compromisso com a educação e destacando os avanços na área.

O presidente também enfatizou a disponibilidade de recursos para a educação pública, apesar de enfrentar restrições orçamentárias em alguns programas, como o Pé-de-Meia, que teve parte do orçamento bloqueado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) devido à falta de origem definida.

“Dinheiro, tem. O que está sendo feito na educação é visível, e temos recursos para garantir a recuperação dessa área”, declarou, refutando as alegações de que a educação brasileira era de maior qualidade no passado, mas atendia a um público menor.

Reforçando sua crítica à ideia de governar para uma elite restrita, Lula também respondeu a críticas sobre o piso salarial dos professores, defendendo que a profissão merece maior valorização. "É um trabalho nobre demais para ser pago com R$ 4,8 mil. Não podemos tratar a educação como algo barato”, concluiu.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
"Estamos em um ponto de virada porque as pessoas estão cansadas do projeto de poder estabelecido pelo PT", afirma Alexandre Aleluia
"Eleições 2026 marcam o fim do ciclo petista de 20 anos", diz Alexandre Aleluia
ACM Neto ironiza fotos falsas da ponte Salvador-Itaparica
Ex-prefeito diz que só se engana quem quiser e critica uso de imagem da China por aliado de Jerônimo
STF mantém prisão preventiva de ex-presidente do BRB
2ª Turma tem maioria para sustentar decisão de Mendonça por indícios de propina de R$ 140 milhões
Lula escolhe QG próximo à sede do PT para campanha à reeleição
Comando da campanha presidencial ficará em Brasília, enquanto Haddad usará sede de 2022 em São Paulo
Meta vai demitir 8 mil funcionários para investir mais em inteligência artificial
Empresa de Mark Zuckerberg corta 10% da força de trabalho e fecha outras 6 mil vagas em busca de maior eficiência
Paolo Zampolli ofende brasileiras e gera nova polêmica como enviado de Trump
Empresário italiano, aliado próximo do presidente americano, acumula declarações controversas e histórico de disputas pessoais
Carregando..