PL quer presidência de 6 comissões na Câmara

Deputado do Rio de Janeiro afirma que a maior bancada tem direito regimental e busca ampliar a visibilidade do partido
Por: Brado Jornal 13.fev.2025 às 08h04
PL quer presidência de 6 comissões na Câmara
Antônio Cruz/Agencia Brasil

O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), afirmou que irá pleitear a presidência de seis comissões permanentes da Casa, com a definição dos nomes prevista para ocorrer após o carnaval. Em entrevista ao Poder360, Cavalcante destacou que a exigência é garantida pelo Regimento Interno da Câmara, uma vez que o PL é a maior bancada.

“O PL tem direito a seis comissões, regimentalmente. E a ordem de pedidos também segue o Regimento. A 1ª e a 2ª pedidas são do PL e depois a 3ª da Federação PT, PC do B, PV... Eu não abrirei mão do que o Regimento me dá direito, até porque não houve nenhum tipo de acordo na eleição do presidente Hugo Motta que determine o contrário", disse o parlamentar.

Em 2023, o PL ocupou a presidência de cinco das 30 comissões permanentes da Câmara: CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Educação, Segurança Pública, Esporte e Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família. Para 2025, a legenda mira comissões como Saúde, Relações Exteriores e Defesa Nacional, Agricultura, Mista de Orçamento e Segurança Pública. Cavalcante enfatizou a intenção de alocar os melhores espaços para aumentar a visibilidade do partido.

“Estamos montando esse quebra-cabeça. Vamos pedir as melhores comissões para o PL porque a nossa ordem de pedidos nos dá essa prioridade”, declarou o líder, ressaltando que a bancada tem o apoio de importantes figuras do partido, como o presidente Valdemar Costa Neto e o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A disputa pelas presidências das comissões é estratégica para o andamento das pautas legislativas, e até o momento, apenas as comissões de Viação e Transportes, Minas e Energia e Turismo têm seus presidentes definidos. A ambição de Cavalcante deve enfrentar resistência, principalmente do PT, que se opõe à permanência do PL na comissão de Segurança Pública e quer barrar o nome de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Governo da Bahia patrocina evento com banda que faz apologia ao assassinato de Jair Bolsonaro
A banda Bozokill, formada em 2022 em Salvador, tem um histórico de letras provocativas, como a música “Mate um Minion Hoje”
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Rompimento do PDT com o governo Lula impacta cenário nacional e levanta questionamentos sobre aliança na Bahia
Na Bahia, o recente alinhamento do PDT com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), anunciado na última semana, torna a situação particularmente delicada.
Carregando..