Afonso Motta nega envolvimento em esquema de desvio de emendas investigado pela PF

Deputado defende assessor e afirma que irregularidades envolvem lobista e hospital no RS
Por: Brado Jornal 14.fev.2025 às 07h19
Afonso Motta nega envolvimento em esquema de desvio de emendas investigado pela PF
Reprodução/Instagram

O deputado federal Afonso Motta (PDT-RS) negou qualquer envolvimento no esquema de desvio de emendas parlamentares investigado pela Polícia Federal (PF). Após reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta quinta-feira (13), o parlamentar afirmou que nunca foi alvo da investigação, mas reconheceu a gravidade da situação.

"Em momento algum eu apareço como investigado, mas isso não diminui nossa preocupação. Sempre encaminhamos as emendas com critério e dentro das formalidades", declarou.

A operação da PF, batizada de EmendaFest, cumpriu mandados de busca em 11 endereços, incluindo Brasília e cidades do Rio Grande do Sul. Durante as ações, os agentes apreenderam mais de R$ 350 mil em espécie e celulares escondidos no forro de um escritório.

O foco da investigação recai sobre o secretário parlamentar de Afonso, Lino Rogério da Silva, que reside com o deputado em um imóvel funcional em Brasília. Segundo a PF, mensagens indicam que ele negociou propina com o lobista Cliver André Fiegenbaum para a destinação de emendas ao Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul (RS). O contrato previa um pagamento de 6% sobre três emendas parlamentares que somavam R$ 1 milhão entre 2023 e 2024.

Afonso Motta defendeu seu assessor, mas admitiu que deve exonerá-lo na próxima semana. Ele também afirmou que Lino deixará o apartamento funcional até sexta-feira (14).

"O contrato de prestação de serviços envolve esse intermediário e o hospital, não há qualquer ligação com nosso gabinete", argumentou o deputado.

O PDT acompanha as investigações e avalia se levará o caso ao conselho de ética do partido. O presidente da Câmara, Hugo Motta, declarou que o Legislativo acompanha a operação com “tranquilidade” e garantiu que o processo será conduzido com transparência.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
João Roma critica fala de Jerônimo Rodrigues e acusa PT de ineficiência na Bahia
Roma também respondeu à afirmação de Jerônimo de que o governo petista teria “prazo de validade”.
Flávio desmente Eduardo e nega que reunião com autoridade dos EUA tratou de sanções
“Não teve nada a ver com sanções, ao contrário do que foi dito por aí, inclusive pelo Eduardo. Essa pauta não foi tratada”, afirmou Flávio, desmentindo o irmão.
Jerônimo Rodrigues recua e pede desculpas após fala agressiva contra eleitores de Bolsonaro
Diante da onda de críticas, Jerônimo tentou se explicar na segunda-feira (3), durante visita às obras do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Carregando..