Governo Federal lança 'Plano Pena Justa' para reformar o sistema carcerário

Objetivo é garantir dignidade aos presos e retomar o controle do sistema penitenciário, enfraquecendo facções criminosas
Por: Brado Jornal 14.fev.2025 às 10h56
Governo Federal lança 'Plano Pena Justa' para reformar o sistema carcerário
Wilson Dias/Agência Brasil

O governo federal apresentou nesta quarta-feira (12) o Plano Pena Justa, uma iniciativa para melhorar as condições nos presídios brasileiros. O lançamento acontece após o Supremo Tribunal Federal (STF) declarar, em 2023, um "estado de coisas inconstitucional" no sistema carcerário, apontando violações de direitos humanos e a influência de facções criminosas nas unidades prisionais.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, destacou que o plano busca garantir a dignidade dos detentos, oferecendo oportunidades de ressocialização para prevenir a reincidência e retomar o controle do sistema carcerário, que hoje é dominado por facções.

Em suas declarações, Barroso afirmou que o plano é baseado em iniciativas de trabalho e educação, sem concessão de "mordomias" aos mais de 670 mil presos em unidades superlotadas e violentas. Para ele, a ação do Estado é fundamental para assegurar a integridade física e moral dos presos, sem descuidar das vítimas dos crimes cometidos.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, reforçou que o plano é um primeiro passo para reverter a cultura punitivista no Brasil e enfraquecer o crime organizado, garantindo dignidade às pessoas sob custódia do Estado. Já o procurador-geral da República, Paulo Gonet, descreveu o plano como uma resposta "civilizatória" aos problemas estruturais do sistema prisional.

O plano inclui mais de 300 metas a serem cumpridas até 2027 e ações conjuntas entre o governo federal e estaduais. Entre as medidas está o programa Emprega 347, que visa oferecer oportunidades de trabalho aos detentos, especialmente em grandes projetos de infraestrutura do Novo PAC, como rodovias e ferrovias, com o apoio de diversas entidades, incluindo o Ministério do Trabalho e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gleisi Hoffmann diz que Jaques Wagner deve ser punido se irregularidades forem comprovadas
Presidenta nacional do PT cobra apuração rigorosa, mas defende que senador tem direito à ampla defesa
Jaques Wagner afirma que dólares apreendidos pela PF são diárias do Senado
Senador petista nega irregularidades e diz que Lula prestou solidariedade após operação; PF também investiga ingressos de camarote em show em Los Angeles
Gleisi defende punição a Jaques Wagner se houver irregularidade
Presidenta do PT diz confiar na inocência do senador, mas cobra resposta por eventuais benefícios pessoais
Ciro Nogueira relaxa em Ibiza após semana de revelações
Senador do PP aproveita viagem à Espanha em meio a denúncias sobre gastos bancados por Daniel Vorcaro
Glauber Braga critica explicação de Jaques Wagner como “inconcebível”
Deputado do Psol reage à entrevista do senador petista após operação da PF que encontrou dinheiro e tratativas sobre imóvel ligado a ex-sócio do Banco Master
Lula pressiona Jaques Wagner a renunciar à liderança no Senado
Presidente considera insustentável a permanência do senador baiano no cargo e articula saída voluntária para evitar desgaste no governo
Carregando..