AGU envia plano de trabalho ao STF para aprimorar transparência das emendas parlamentares

Documento elaborado com o governo federal e o Congresso Nacional antecipa medidas exigidas pelo ministro Flávio Dino e propõe melhorias na rastreabilidade das emendas
Por: Brado Jornal 26.fev.2025 às 09h03
AGU envia plano de trabalho ao STF para aprimorar transparência das emendas parlamentares
Lula Marques/Agência Brasil

A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou, nesta terça-feira (25), ao Supremo Tribunal Federal (STF) um plano de trabalho que visa aprimorar a transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares. O plano, elaborado em colaboração com o governo federal e o Congresso Nacional, responde aos questionamentos do ministro Flávio Dino na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854, em decisão tomada no início de fevereiro.

O documento detalha ações e cronogramas para melhorar a interface entre os sistemas do Executivo e Legislativo, facilitando o controle social e o acesso público às informações relacionadas à execução das emendas. As medidas incluem aprimoramentos no Portal da Transparência, como filtros mais detalhados para consulta e a integração de dados com convênios associados às emendas.

Além disso, o plano de trabalho prevê ações específicas em relação às Organizações Não Governamentais (ONGs) beneficiárias de emendas, incluindo a exclusão de entidades do Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim) e do Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis), conforme as recomendações do ministro Flávio Dino.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Jaques Wagner afirma que dólares apreendidos pela PF são diárias do Senado
Senador petista nega irregularidades e diz que Lula prestou solidariedade após operação; PF também investiga ingressos de camarote em show em Los Angeles
Lula pressiona Jaques Wagner a renunciar à liderança no Senado
Presidente considera insustentável a permanência do senador baiano no cargo e articula saída voluntária para evitar desgaste no governo
Gleisi defende punição a Jaques Wagner se houver irregularidade
Presidenta do PT diz confiar na inocência do senador, mas cobra resposta por eventuais benefícios pessoais
Ciro Nogueira relaxa em Ibiza após semana de revelações
Senador do PP aproveita viagem à Espanha em meio a denúncias sobre gastos bancados por Daniel Vorcaro
Gleisi Hoffmann diz que Jaques Wagner deve ser punido se irregularidades forem comprovadas
Presidenta nacional do PT cobra apuração rigorosa, mas defende que senador tem direito à ampla defesa
STF anula absolvição de André de Camargo Aranha no caso Mariana Ferrer
Ministros consideram que vítima foi humilhada em audiência e declaram provas ilícitas; caso retorna à fase inicial
Carregando..