Gilmar Mendes nega recursos para reabertura do caso das 'rachadinhas' de Flávio Bolsonaro

STF mantém arquivamento da denúncia, reforçando decisão do STJ
Por: Brado Jornal 27.fev.2025 às 08h41
Gilmar Mendes nega recursos para reabertura do caso das 'rachadinhas' de Flávio Bolsonaro
Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, negou na quarta-feira (26.fev.2025) recursos do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) para reabrir o caso das “rachadinhas” no antigo gabinete do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O processo segue sob segredo de justiça. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Os promotores recorreram ao Supremo após a Corte Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) arquivar a denúncia em maio de 2022. O arquivamento se baseou na decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que anulou provas e decisões tomadas durante a investigação.

O MPRJ tentou reverter a decisão do STJ com dois recursos. No primeiro, Gilmar Mendes afirmou que não havia norma constitucional envolvida no caso, tornando a análise pelo STF indevida. No segundo, o ministro declarou que a acusação tentava rediscutir uma questão já superada: o foro por prerrogativa de função.

Segundo Mendes, o entendimento do Supremo é de que o foro privilegiado se mantém mesmo após o fim do mandato, e a decisão do TJ-RJ seguiu essa interpretação.

Na época da anulação, a defesa de Flávio Bolsonaro argumentou que ele teria direito ao foro privilegiado e que a investigação deveria ter sido conduzida pelo Órgão Especial do TJ-RJ, e não pela 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro.

Além disso, Gilmar Mendes destacou que o MPRJ não demonstrou interesse processual no recurso, uma vez que as decisões do STF e do STJ não impedem o órgão de apresentar uma nova denúncia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gleisi Hoffmann diz que Jaques Wagner deve ser punido se irregularidades forem comprovadas
Presidenta nacional do PT cobra apuração rigorosa, mas defende que senador tem direito à ampla defesa
Lula pressiona Jaques Wagner a renunciar à liderança no Senado
Presidente considera insustentável a permanência do senador baiano no cargo e articula saída voluntária para evitar desgaste no governo
Glauber Braga critica explicação de Jaques Wagner como “inconcebível”
Deputado do Psol reage à entrevista do senador petista após operação da PF que encontrou dinheiro e tratativas sobre imóvel ligado a ex-sócio do Banco Master
Jaques Wagner afirma que dólares apreendidos pela PF são diárias do Senado
Senador petista nega irregularidades e diz que Lula prestou solidariedade após operação; PF também investiga ingressos de camarote em show em Los Angeles
Gleisi defende punição a Jaques Wagner se houver irregularidade
Presidenta do PT diz confiar na inocência do senador, mas cobra resposta por eventuais benefícios pessoais
Ciro Nogueira relaxa em Ibiza após semana de revelações
Senador do PP aproveita viagem à Espanha em meio a denúncias sobre gastos bancados por Daniel Vorcaro
Carregando..