Oposição aciona PGR para investigar Lula por propaganda eleitoral antecipada

Parlamentares da oposição acusam o presidente de abuso de poder e uso indevido da máquina pública para fins eleitorais
Por: Brado Jornal 27.fev.2025 às 10h15
Oposição aciona PGR para investigar Lula por propaganda eleitoral antecipada
Ricardo Stuckert/Agência Brasil

A oposição na Câmara dos Deputados protocolou um pedido junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por propaganda eleitoral antecipada. O movimento foi motivado pelo pronunciamento do petista na noite de segunda-feira (24), transmitido em rede nacional de rádio e TV, no qual anunciou os benefícios dos programas sociais Pé-de-Meia e Farmácia Popular.

No ofício enviado à PGR, os deputados afirmam que houve abuso de poder econômico, com o uso da máquina pública para promoção pessoal de Lula. Eles alegam que o ministro de Comunicação, Sidônio Palmeira, teria recomendado que esses pronunciamentos ocorressem periodicamente, a cada 15 dias, com o intuito de manter a população informada sobre as ações do governo.

Assinado pelo deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) e pelo líder da oposição na Câmara, Luciano Zucco (PL-RS), o documento aponta que o anúncio de benefícios sociais e a distribuição de recursos em um momento de grande visibilidade midiática, com a proximidade do período eleitoral, configura abuso de poder político. Os opositores afirmam que tal prática infringe a legislação eleitoral ao configurar uma campanha antecipada, utilizando recursos públicos para fins eleitorais.

Os parlamentares alertam que a periodicidade dos pronunciamentos e a ênfase nos benefícios financeiros e sociais podem caracterizar uma utilização indevida dos recursos do Estado para fins eleitorais, violando o princípio da equidade nas campanhas.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Deputada Roberta Roma permanece internada após infarto durante agenda de campanha
Parlamentar do PL passou por cateterismo em Salvador, está estável na UTI e tem a campanha mantida pelo partido enquanto segue orientação médica
SAC Itinerante emite nova Carteira de Identidade Nacional no Matatu
Atendimento gratuito acontece na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Milagres entre 28 e 30 de setembro; emissão sujeita à disponibilidade de senhas
Carregando..