Governo se reúne com setor produtivo para tentar frear alta dos alimentos

Alckmin lidera encontro com representantes da indústria e supermercados em meio à pressão sobre a inflação e popularidade de Lula
Por: Brado Jornal 06.mar.2025 às 08h31
Governo se reúne com setor produtivo para tentar frear alta dos alimentos
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), se reúne nesta quinta-feira (6) com representantes do setor produtivo para discutir medidas que possam reduzir o preço dos alimentos. A inflação nos supermercados tem sido um dos principais fatores na queda da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo apontam pesquisas de opinião desde o início do ano.

Pela manhã, Alckmin terá uma reunião com ministros ligados à produção de alimentos, como os responsáveis pelas pastas de Agricultura e Desenvolvimento Agrário. À tarde, o encontro será com representantes de setores como supermercados, processamento de proteínas, açúcar, óleos vegetais e biocombustíveis.

De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), os alimentos registraram um aumento de 7,7% em 2024 em comparação com 2023. No entanto, economistas projetam uma desaceleração ao longo de 2025. Em janeiro, a inflação no setor foi de 0,96%, abaixo dos 1,18% registrados em dezembro.

O governo reconhece que a alta dos alimentos tem pesado no bolso da população e afetado a avaliação de Lula. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que os maiores aumentos ocorreram em produtos que lideram as exportações brasileiras.

"Nós temos um problema conjuntural de preços de alimentos que são commodities e dispararam no mercado internacional. O Brasil virou o supermercado do mundo e passou a exportar não só alimentos processados, mas também in natura", explicou Costa.

O governo aposta em alguns fatores para conter a inflação alimentar:

  • Aumento da safra: Com uma maior produção, a oferta de alimentos no mercado interno deve crescer, o que pode reduzir os preços.
  • Recuo do dólar: A queda na cotação da moeda americana pode baratear os produtos importados usados na produção de alimentos.
  • Redução de impostos: A Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) tem discutido com o governo a possibilidade de cortes em tributos sobre determinados produtos.

Apesar das medidas em estudo, a equipe de Lula tenta minimizar os impactos da alta dos preços na popularidade do presidente. Rui Costa enfatizou que, apesar da queda nos índices de aprovação, Lula ainda se mantém como favorito para a eleição de 2026, segundo as pesquisas mais recentes.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
ACM Neto fecha apoio de Junior Marabá para governo do Estado
O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá (PP), fechou apoio ao pré-candidato ao Governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) durante visita do ex-prefeito ao município, nesta sexta-feira (24).
STF mantém prisão preventiva de ex-presidente do BRB
2ª Turma tem maioria para sustentar decisão de Mendonça por indícios de propina de R$ 140 milhões
Lula teve câncer de pele no couro cabeludo e já foi operado
Presidente passou por cirurgia para retirada de tumor benigno e recebeu alta no mesmo dia
"Estamos em um ponto de virada porque as pessoas estão cansadas do projeto de poder estabelecido pelo PT", afirma Alexandre Aleluia
"Eleições 2026 marcam o fim do ciclo petista de 20 anos", diz Alexandre Aleluia
Nikolas Ferreira compara capacidade cognitiva de Jair Renan a toupeira
Deputado federal critica filho do ex-presidente após troca de farpas nas redes sociais
Paolo Zampolli ofende brasileiras e gera nova polêmica como enviado de Trump
Empresário italiano, aliado próximo do presidente americano, acumula declarações controversas e histórico de disputas pessoais
Carregando..