Ex-ministro do STM pede inclusão de crime militar na denúncia contra Bolsonaro

Flavio Bierrenbach apresenta representação à PGR e defende julgamento na Justiça Militar
Por: Brado Jornal 13.mar.2025 às 09h09
Ex-ministro do STM pede inclusão de crime militar na denúncia contra Bolsonaro
Reprodução/Redes Sociais

O ex-ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Flavio Bierrenbach enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma representação solicitando que a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inclua um crime militar. O pedido foi entregue nesta quarta-feira (12) ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, durante um encontro em Brasília.

Bolsonaro e outras 33 pessoas já foram denunciadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. O caso está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.

Na representação, Bierrenbach argumenta que Bolsonaro violou o artigo 155 do Código Penal Militar, ao incitar a indisciplina dentro das Forças Armadas. “O dever dos militares é defender a Constituição e não enxovalhar a farda com trama golpista”, afirma o documento.

A presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha, também afirmou que o ex-presidente pode ser julgado pela Justiça Militar e até perder sua patente de capitão reformado. “Se Bolsonaro tiver cometido um crime militar, ele pode, sim, ser julgado nessa condição. Eu identifico alguns, mas cabe ao Ministério Público Militar definir”, declarou a magistrada.

A decisão final sobre o encaminhamento da denúncia caberá ao STF, e o caso pode ainda ser analisado pelo plenário da Corte caso haja divergências entre os ministros.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Gleisi defende punição a Jaques Wagner se houver irregularidade
Presidenta do PT diz confiar na inocência do senador, mas cobra resposta por eventuais benefícios pessoais
Brasil busca primeira vitória na Copa contra o Haiti nesta sexta
Seleção enfrenta caribenhos às 21h30, em Filadélfia, com transmissão ampla; modelo matemático aponta goleada brasileira
Gleisi Hoffmann diz que Jaques Wagner deve ser punido se irregularidades forem comprovadas
Presidenta nacional do PT cobra apuração rigorosa, mas defende que senador tem direito à ampla defesa
Lula pressiona Jaques Wagner a renunciar à liderança no Senado
Presidente considera insustentável a permanência do senador baiano no cargo e articula saída voluntária para evitar desgaste no governo
Ciro Nogueira relaxa em Ibiza após semana de revelações
Senador do PP aproveita viagem à Espanha em meio a denúncias sobre gastos bancados por Daniel Vorcaro
Jaques Wagner afirma que dólares apreendidos pela PF são diárias do Senado
Senador petista nega irregularidades e diz que Lula prestou solidariedade após operação; PF também investiga ingressos de camarote em show em Los Angeles
Carregando..